quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Almôndegas de mortadela

Eu tinha feito essa receita uma única vez há muito tempo atrás, mas esse final de semana resolvi fazer de novo. Há quem não curta mortadela, mas cada vez mais se pode achar boas opções no mercado.
As medidas são aproximadas, mas vale a pena:



300g de mortadela (eu comprei em retalhos)
1/2 xícara de arroz cozido (aquela sobrinha que ninguém sabe como usar)
2 colheres de sopa de vinho tinto
1 ovo
3 colheres de sopa de farinha de rosca
50 g de queijo parmesão ralado
farinha de rosca para empanar
parmesão ralado para polvihar
massa curta (penne, gavata,parafuso...) cozida


Eu processei a mortadela no liquidificador aos poucos até virar uma pasta. Misturei os demais ingredientes em uma bacia até que deu ponto para fazer bolinhas sem grudar muito nas mãos. Moldei as bolinhas do tamanho de um docinho e passei na farinha de rosca. Eu congelei as bolinhas em aberto no freezer (ou seja, coloquei todas na forma e pus com forma e tudo no freezer, assim depois de congeladas dá para colocar todas juntas num saquinho que elas não grudam uma nas outras) nesse ponto, porque já tinha feito outras comidinhas nesse dia. Mas isso não é necessário, você já pode colocar na forma e assar na mesma hora. Deve levar uns 15 minutos em forno médio mais menos (as minhas levaram 25min p estavam congeladas), até ficar douradinha e firme.
Há quem prefira fritá-las, mas eu nunca faço fritura de imersão em casa e acho que não faz muita diferença - a menos, claro, que você queira comê-las como um aperitivo, sem molho, o que tb fica bom.
O molho eu usei Pomarola 100% Natural, que acho o único molho pronto próximo de sabor ao molho caseiro, mas nada impede que você faça seu próprio molho de tomate. É só acrescentar as almôndegas já assadas um pouco antes de servir no molho, deixar ferver uns 2 min (mais que isso elas podem desmanchar) e servir, de preferência com uma massa curta (penne, gravata, ou outra). Um queijinho ralado por cima e bom apetite!!! Dá para 3-4 pessoas. A foto saiu até com a fumacinha hehe...

2 comentários:

martina disse...

ai que fome. ler isso antes de almoçar é tortura!

Giana disse...

E o melhor de tudo é que tendo a mortadela a receita é fácil e rapidinha fica pronta...