segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Risoto de camarão especialíssimo ou vulcão de espumante









Para reativar o blog que estava para lá de paradinho escolhi uma receita muito especial que minha mãe fez para esperar as filhinhas e cia na praia. Era um tal de mistério, do qual participei porque na praia não tinha espumante baby, então a mãe precisou me encomendar de POA.
O risoto fica divino, mas o vulcão dá um charme pra lá de especial, não?

A receita do risoto é básica: refogar a cebola com manteiga, juntar o arroz para risoto(2 xícaras), uma xícara de vinho branco e caldo de peixe aos poucos. À parte, refogar 1/2 Kg de camarão médio cru, sem casca, temperado com sal, limão e pimenta do reino. Guardar a água excedente do camarão para ir colocando no risoto junto com o caldo de peixe. Assim que estiver rosado, desligar a panela. Quando o arroz estiver al dente, juntar os camarões, acertar o sal e passar para um prato de servir não muito raso. Tem de ficar um risoto mais seco, sem muito caldo para dar certo o próximo passo. Colocar a espumante brut baby (tem 187 mL)em temperatura ambiente no meio - não gelar a espumante antes- e adicionar uma colher de chá de açúcar na espumante. Aí é só apreciar o vulcãozinho. Quando parar de espumar, servir o risoto molhadinho com o espumante. Fica muuuuuuuuito bom.

Antes que perguntem, não fica muito ensopado não, como o risoto não deve ser muito molhado, ele absorverá o espumante, que dará um sabor especial. Além disso, o vulcão é só de uns 100ml, então fiquem tranquilos, que dá certo mesmo.

2 comentários:

martina disse...

hehehe.
deve ser divertido, além de tudo.

preciso reativar os meus blogs tbm.
:S

Giana disse...

Sim, é muuuito divertido. Vale a pena a função sim. E dá muuito trabalho tb manter o blog ativo, mas estou cheia de fotos e receitas novas.bjs