sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Massa com frango, tomilho e etc...

Além do pé de manjericão, também tenho um pé de tomilho limão. Já faz uns três meses que a mudinha vingou aqui em casa mas eu ainda não tinha feito nenhuma receita com ele. Eis que no aniversário de uma tia, serviram uma massa com frango, molho branco e galinhos de tomilho fresco. Achei o sabor bem interessante e resolvi fazer em casa. Originalmente a massa era penne, mas eu só tinha talharim em casa nesse dia. Por ser um molho "pedaçudo" acho melhor uma massa curta, mas como não tinha foi o talharim mesmo. Para ajudar tinha uns pedacinhos de bife de peito de frango acebolado que havia sobrado do almoço. Estava dada a deixa para eu fazer a minha versão.

Receita farta para duas pessoas:
- iscas de bife de peito de frango (acho que o equivalente a um bife e meio mais ou menos)
- cebola picada 
- 10 cogumelos frescos cortados em rodelas (ou use champignon em conserva mesmo)
- 3 colheres de sopa de ervilha fresca congelada
- 3 fatias de presunto em tirinhas
- ramos de tomilho limão fresco (use seco se não conseguir o fresco, o sabor muda pouco) 
- 1/3 de pacote de talharim
- sal a gosto
- queijo parmesão ralado para polvilhar

Eu fiz um molho branco de base, em caso de preguiça poderia ter sido só uma ou duas caixinhas de creme de leite. Para meu molho branco eu usei:
- meio litro de leite desnatado
- 2 colheres cheias de maizena
- pitadinha de sal

Por uma questão de ordem comece fazendo o molho branco: misture o leite e a maizena e leve ao fogo baixo até engrossar. Não coloque muito sal porque é melhor acertar no final (Pule essa etapa se você preferir usar creme de leite, eu preferi usar o molho branco por ser mais leve). Reserve por uns instantes. Nesse momento já coloque a água para ferver para cozinhar o talharim.

Se você não tiver sobrinhas de bife de peito de frango acebolado como eu, comece refogando a cebola com um pouco de óleo e doure as iscas de frango. Separe. Refogue rapidamente os cogumelos frescos, deixe eles soltarem toda água e acrescente o presunto picado para dar uma dourada. Na sequencia coloque as ervilhas frescas para refogar na mesma panela e junte o frango novamente. Despeje o molho branco e misture bem. Deixe ferver uns cinco minutos todos os ingredientes misturados. Acerte o sal. Nesse meio tempo, cozinhe o talharim. Siga o tempo indicado pelo fabricante. Quando estiver al dente, escorra e misture o molho. Pique os raminhos do tomilho limão e polvilhe o queijo ralado por cima. E divirta-se. 

 O tomilho limão são essas folhinhas aí:

5 comentários:

martina disse...

qual a diferença entre tomilho normal e tomilho limão?

Giana disse...

Não sei tb...

Sabrina disse...

o tomilho normal lembra mais um oregano. O limão tem um toque de capim limão/capim cidreira, eu gosto mais!

Giana disse...

Desconfio que o meu é tomilho normal, que é bom tb, mas não lembra limão...bem que achei diferente do que vi nas fotos da internet

Daniela Delias disse...

Gi, amo teu blog, mas ele me tortura!!!

Bjinhos!