sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Gelatina de espumante e frutas vermelhas

Vi essa receita no Cozinha Travessa um pouco antes do Natal e achei bem interessante. Se quiser ver a receita original dá uma olhada . Como sempre eu dei minha adaptadinha. Na receita original misturava água e espumante brut e eu achei melhor fazer só com um espumante moscatel (na verdade eu tinha uma garrafa de espumante moscatel que não curto tomar, então achei que seria perfeita para fazer essa sobremesa). Eu gostei do resultado e acho que o pessoal que passou o Reveillon aqui em casa também curtiu.

- 600 mL de espumante moscatel (branca ou rosé)
- meia xícara de água fria
- um pacote de gelatina sem sabor
- um morango e uma cereja em calda por tacinha, mirtilos opcionais

Dissolva a gelatina na água fria, deixe hidratar e leve ao microondas por 30 segundos. Despeje cuidadosamente o espumante (vai formar bastante espuma, especialmente se o espumante estiver quente) em um jarra e misture a gelatina já dissolvida. Pique os morangos em 4 e as cerejas ao meio e coloque em cada tacinha. Eu comprei tacinhas de acrílico pequenas de 50 mL cada e mais 4 mini-canecas de capuccino de vidro transparente, então deu 14 tacinhas no total. Coloquei um morango picado, uma cereja e dois mirtilos em cada tacinha e derramei lentamente o espumante com a gelatina. Levei para gelar (fiz um dia antes, mas acho que umas 4h serão suficientes). E aí foi só servir. Fica uma sobremesa leve e refrescante, além de bem festiva. Confesso que o resultado me surpreendeu de forma positiva, pois não tinha idéia se daria mesmo certo, mas vale a pena fazer.


Nenhum comentário: