quinta-feira, 2 de julho de 2009

Guisado gramadense



Essa receita também veio da minha infância... Minha mãe tinha de um livrinho da Célia Ribeiro eu acho e fazia com uma certa freqüência lá em casa. Eu fiz hoje e o Fabrício amou - eu jurava que ele já tinha comido antes, mas um elogio é sempre bom!!!
Guisado gramadense
- 400g de guisado de primeira
- 1 cebola grande
- 2 sachês de caldo de carne
- 3 batatas grandes
- uma colherinha de manteiga
- uma colher de sopa de queijo ralado
- 2 bananas fatiadas
- 2 colheres de sopa de passas de uva

Primeiro descasquei as batatas e cozinhei com água e sal. Quando estava bem macias, amassei, juntei uma parte da água do cozimento para dar liga e temperei com a manteiga e o queijo ralado. Um purê de batatas normal, na verdade.
À parte refoguei a cebola, juntei o guisado, em seguida o caldo de carne e refoguei bem, o guisado deve ficar mais sequinho. Ah, coloquei um pouco de temperinho verde no final.
Montagem
- aqui o bicho curioso já mexeu na receita original, pois era só uma camada de purê e uma de guisado, mas eu achei que ficava melhor fazendo duas camadas de cada, como explico a seguir:

Esse prato deve ser montado em um pirex, forma ou prato de cerâmica alto. O meu devia ter uns 5 cm de altura.
Primeiro vai uma camada com metade do purê de batatas. Depois uma camada com metade do guisado. Outra do purê de batatas e finalmente o restante do guisado. Espalhar as passas de uva por cima e distribuir as fatias de banana cobrindo todo o pirex. Levar para o forno até as bananas estarem assadinhas - uns 15 minutos em fogo alto. A banana dá um sabor muito especial ao guisado, dá um docinho que quebra o salgado do restante do prato de forma muito surprendente.
Esse pode ser servido como prato único, acompanhado de uma saladinha.

2 comentários:

martina disse...

eu tinha certeza que já tinha comentado esse post... enfim.
tenho muitas bananas sobrando aqui, e fiz bolo já.
é hoje, certo que vou testar essa receita.

Giana disse...

E chegaste a fazer, Martina?