terça-feira, 21 de julho de 2009

Peixe assado com batatas

Esse peixe é uma receita tradicional da minha família. Normalmente fazemos ele na Páscoa. A receita original ia bacalhau, mas também pode ser feita com vários outros tipos de filé de peixe.
Eu usei filé de traíra que eu já tinha comprado, mas pode ser tilápia, côngrio, anjo, merluza...só não pode ser um peixe muito forte como salmão.
Essa receita é bem fácil de fazer, não tem muito erro não. E dá para fazer de um dia para o outro, que fica melhor.
Vou colocar umas medidas aproximadas, mas depende do gosto de cada um:

- 1kg de filé de peixe
- 1 cebola em rodelas
- 3 batatas grandes cortadas em rodelas (o,5 cm mais ou menos, não pode ser muito grossa nem muito fina)
- 2 tomate em rodelas
- 1 pimentão em rodelas
- tempero verde picadinho
- sal, pimenta do reino
- azeite de oliva
- limão
- azeitonas (opcional)
- uma forma/assadeira alta (uns 5-10 cm de altura)
- papel de alumínio

Temperar o peixe com sal, pimenta e o limão espremido. Deixar nesse temperinho pelo menos uma hora. À parte cozinhar rapidamente as batatas em rodelas, com um pouquinho de sal ou caldo de legumes, cuidando para ainda ficar meio durinha, não pode ficar se desmanchando. O único cuidado é não salgar demais o peixe e a batata.
Daqui para frente a receita é muito simples, é só ir alternando as camadas. Eu coloquei uma boa colherada de azeite de oliva no fundo, depois os tomates, cebola, pimentões, batata, peixe, tempero verde, cebola, pimentões e finalizei com os tomates por cima.
Como meus filés de peixe estavam bem grossinhos, deu só uma camada, mas pode-se montar quantas camadas quiser.
Quem quiser também pode colocar mais um pouco de azeite de oliva por cima. Cobri a assadeira com papel alumínio de deixei na geladeira de um dia para o outro. No dia seguinte levei ao forno por uma meia-hora - ainda coberto com o papel alumínio. Depois retirei o papel de alumínio e deixei mais uns 15 minutos para secar um pouco - como vai tudo praticamente cru na montagem, tanto o peixe com os legumes acabam soltando bastante água.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom

saiu direitinho e muito gostosoo

valeu