domingo, 20 de setembro de 2009

Fettucini ao molho de nozes

Essa receita é muito especial. Comi num restaurante em Florença, a Tratoria Zaza e achei fabulosa. E não é que o restaurante vendia o livro de receitas com todos pratos do cardápio e nem era caro? Sem nenhuma dúvida comprei e no livro tem várias receitas muito boas, que ainda tenho que experimentar. Mas ontem lembrei em especial dessa receita e resolvi fazê-la novamente. O surpreendente é que as receitas do livro não levam creme de leite e ficam bem cremosas e tb não levam farinha, o segredo para engrossar os molhos é acrescentar pão demolhado. Dá certo, acreditem. Mas vamos à receita:


Fettuccini ao molho de nozes

16 nozes pecans (+- 1 xícara de nozes descascadas)
1/2 cacetinho
1 xícara de leite (desnatado, como sempre)
100g de ricota (usei light)
3 colheres de sopa de azeite de oliva
2 dentes de alho
1 colher de sopa de orégano
pimenta do reino moída na hora
sal

250g de fettuccini fresco (ou a massa que vc desejar - em Florença sse molho tb acompanhava raviolis)

Nada mais simples de fazer: Rasgue o cacetinho em pedacinhos menores e coloque numa caneca com o leite. Processe as nozes (eu fiz no liquidificador mesmo). Junte o pão, que já vai estar molinho, o leite, a ricota, o azeite e os demais temperos e bata no liquificador (ou processador, tanto faz) e está pronto!!! Verifique a consistência, eu ontem precisei colocar um pouco mais de leite para ficar cremoso.
À parte cozinhe o fettucini, escorra a água, coloque a massa na panela novamente e misture rapidamente o molho na panela, só para aquecer. E aí é só servir. Eu moí mais uma pimenta na hora de servir e um bifinho para acompanhar.





4 comentários:

Sónia Meirinho disse...

esse molho ficou com um aspecto optimo!! adorei. que pelo pratinho.beijos

Giana disse...

Oi Sonia, bem-vinda.
E o melhor é que é facílimo de fazer. Me conta se fizeres para saer a tua opinião. bjs

Unknown disse...

hummm - esse é o tipo de receitinha que eu gosto - praticidade total - quando eu catar um copo novo pro meu liqui vou testar

Sonia Frizzo disse...

Vou fazer! Achei facílimo!
Bjs