domingo, 18 de outubro de 2009

Escondidinho porto-alegrense (ou de moranga ou sem carboidrato)


Essa receita é bem interessante e para variar tem muita história. Ela é servida em um boteco novo aqui em POA, o boteco Matriz. Minha cunhada tinha ido lá e e falou que era uma delícia esse escondidinho- embora lá o recheio seja catupiry e costelão assado por 12 horas e depois desfiado. Nada impede que se faça esse recheio, mas fica um pouco mais complexo. A receita não tem muita quantidade, mas vou descrever mais ou menos como eu fiz e deu certo. Na hora de montar o escondidinho, como vocês podem ver na foto, não tenho aquelas forminhas individuais, mas então olhei para minhas xícaras e achei que elas dariam uma boa porção individual.


1/2 moranga cabotiã (aquela japonesa, com a casca verde-escura)

sal ou caldo de legumes

canela em pó e/ou noz moscada

guisado, ou carne-seca ou camarão ou frango desfiado

queijo muzzzarella


Normalmente eu compro a moranga já descascada e cortada em cubos, o que facilita muito o trabalho. Mas como tinha ido ao Mercado Público, acabei comprando metade da moranga. para cozinhar coloquei num prato fundo com um pouco de agua e joguei mais meia xícara de água no buraco da moranga com as sementes. Levei ao microondas por 15 minutos em potência alta. Aí descasquei a moranga, piquei em pedaços e levei de novo ao microondas com mais uma xícara de água por uns 5 minutos, até ficar macia a ponto de eu poder amassar bem com o garfo. Amassei toda a moranga e acrescentei um pouco mais de água até ficar um purê cremoso. Acrescentei sal e canela em pó (pode-se colcoar noz moscada tb). Eu já tinha um guisadinho pronto, então foi só montar o escondidinho na xícara: Uma camada generosa do purê, uma de carne, outra de purê e coloquei meia fatia que queijo muzzarella por cima. Levei ao microondas por 3 minutos em potência alta e depois maia 5 minutos na função gratinar (meu microondas tem dourador, o que eu acho ótimo para esses momentos. Dá para fazer no forno tb, mas não sei quanto ao tempo necessário...Ou ainda pode-se fazer em uma travessa refratária grande, não necessariamente precisa ser porções individuais.

9 comentários:

martina disse...

pois a lu sempre fala desse escondidinho. e a idéia de usar costelão é ótima. eu faço escondidinho de carne de churrasco volta e meia, mas sempre com purê de aipim. vou experimentar com moranga, ainda mais agora que tá chegando a época.

Giana disse...

Além de tudo moranga ajuda a pegar um bronze daqui para frente, hehehe...

martina disse...

acabei de passar no super e comprar uma moranga.
:)

Anônimo disse...

Comi ontem na casa da Gi...é muito bom! Tati

martina disse...

bom. tenho que agradecer a dica. no meu aniversário, foi uma boa. fácil, rápido, sem bagunça na cozinha. e pelo jeito também foi aprovado.
;P

Giana disse...

Com a vantagem que o que tu fez Martina,era com camarão, que ficou uma combinação perfeita com a moranga.

Sabrina disse...

Bah giana... fiz na sexta noite! gostei que eh muto rapido!!! coloquei a moranga no micro e rapidinho já tava cozida!!!
se tivesse o recheio já pronto ia ser mais de fast ainda! fiz um guisadinho bem temperado com pimenta e salsinha.
com certeza farei mais vezes

Giana disse...

Eu aqui já tenho as coisas semi-prontas, por isso faço bem seguido...acho bem gostoso e dá para variar bastante o recheio. Semana passada fiz com charque de manto desfiado, uma delícia.

Giana disse...

Eu aqui já tenho as coisas semi-prontas, por isso faço bem seguido...acho bem gostoso e dá para variar bastante o recheio. Semana passada fiz com charque de manto desfiado, uma delícia.