Sábado o Fabrício estava super afim de comer panquecas. Então ele se inspirou e fez crepes de estrogonofe, que ficaram deliciosos.
Para o estrogonofe a receita foi bem simples:
- 3 bifes de filé mignon (umas 400g mais ou menos)
- 1 cebola pequena
- sal
- pimenta moída na hora
- alho em pó (comprei no mercado público e adorei a praticidade)
- molho de tomate pronto
- um pouco de creme de leite
Refogar a cebola, dourar os escalopinhos de carne, acrescentar os demais ingredientes.
Para as panquecas/crepes:
Essa receita achei nas anotações de uma nutricionista que minha irmã foi uma vez, e, de todas receitas que já testei, é a melhor, fica leve e aerada:
- 1 xícara de farinha de trigo
- 2 ovos
- 2 colheres de sopa de óleo
- 1 pitada de sal
- 1 xícara de leite
- 2 colheres de chá de fermento em pó
Bater tudo no liquidificador. Aí é só fazer as panquecas normalmente. Eu recentemente comprei uma panquequeira da Tramontina que é super anti-aderente, o que facilita muito o trabalho. Eu costumo untar a frigideira com um pouco de óleo em spray (comprei uma vez e amei, não gruda nada, tem em hipermercados ou em lojas de importados). Se você não tiver, pode colocar um gotinha de azeite e espalhar com uma toalha de papel, que também vai dar certo. Para saber se a panqueca está pronta é só ver se as bordinhas estão douradas, isso significa que já deve estar bem dourada por baixo. Você pode virar para dourar dos lados, se quiser.
Como era sábado de noite resolvi montar as panquecas quadradinhas, em formato de crepe, ao invés de só enrolá-las normalmente. E bom apetite!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário