domingo, 27 de junho de 2010

Salada da Carolina Ferraz

Achei essa receita numa edição especial da Veja sobre saladas especiais dos famosos. Já faz um tempo, mas eu guardei a revista porque achei que as receitas eram realmente diferentes e pareciam boas. A receita original dessa salada foi dada pela Carolina Ferraz, eu dei uma ligeira adaptada, pois a receita original levava pinoles, que substituí por castanha do pará picada.


-meio pé de alface

- meio maço de espinafre desfolhado

- +- 5 castanhas do pará picadas em lascas

- 3 fatias de peito de peru defumado picadas

- 50 g de bacon picado em cubinhos

- vinagre balsâmico

-azeite de oliva

- pimenta do reino

- tomatinhos cereja (eu esqueci de colocar na minha salada, mas deve ficar bom)

Toste as castanhas levemente em um frigideira, até dar uma dourada e reserve.

Eu comprei bacon já picado em cubinhos. Para fritar eu uso sempre uma técnica no microondas: pegue um prato fundo, coloque duas folhas de papel toalha e por cima coloque o bacon. Cubra com outra folha de papel toalha e coloque um outro prato ou uma tampa plástica dessas que se usa em microondas por cima, o importante é que o papel toalha fique coberto. Leve ao microondas em potência alta por 3 minutos. Olhe para ver se é suficiente, se não for, leve por mais dois minutos até o bacon estar bem fritinho. A vantagem é que não faz sujeita nenhuma e o bacon fica bem crocante e sequinho. Mas você pode fritar na panela sem problemas...Bom, o bacon estando frito, coloque em um pilão e amasse bem até ficar mais miúdo (se não tiver o pilão tb não é essencial, mas fica melhor pq fica bem triturado). Reserve.

Para montar a salada: Rasgue as folhas de espinafre e alface em uma saladeira. Jogue o peito de peru, o bacon frito e as castanhas tostadas. Tempere com a pimenta, o vinagre balsâmico e o azeite de oliva (1 a 2 colheres de sopa do vinagre e do azeite serão suficientes). Não precisa colocar sal porque o bacon e o peito de peru já são salgados. Misture bem e sirva. Fica uma salada diferente e saborosíssima.

2 comentários:

martina disse...

bah. certo que essa vai pro cardápio aqui de casa já já.
tem jeito de saladinha de inverno.
:)

Giana disse...

Faz mesmo, é muuuito boa.