segunda-feira, 23 de maio de 2011

Peixe grelhado com molho de limão, requeijão e ciboulette

Andei comprando filé de linguado congelado esses dias, mas ainda não tinha tido oportunidade de fazer. Adoro peixe, mas acho que acaba requerendo um pouco mais de dedicação para fazer. Aí acabo fazendo quase sempre no final de semana. Sábado de meio-dia deu vontade de comer peixe e aí resolvi fazer esse linguado grelhado, mas com uma ciboulette que tinha acabado de trazer da feira.
Além disso, eu ganhei de aniversário um pilão de mármore e esses dias vi o Jamie Oliver fazendo um sal de limão. Pronto, estava feita a inspiração do bicho curioso...
Para o sal de limão:
- 1 colher de sobremesa de sal
- raspas da casca de um limão taiti
- pimenta do reino moída
Aperte bem no pilão até ficar um sal verdinho. Achava que era bobagem, mas solta um sabor divino.
Aí temperei o peixe - usei 300g de filé de linguado para duas pessoas. Esfregue bem esse sal temperado e se puder, deixe descansar uns 10 minutos pelo menos. Nem sempre eu empano o peixe com farinha, o que eu até prefiro, pois fica uma casquinha crocante. Mas nesse dia só grelhei o peixe temperado com um pouco de manteiga (sim, eu uso manteiga às vezes!!!) na panela anti-aderente. Quando estava grelhadinho, coloquei um colher de requeijão light por cima de cada pedaço de filé e uma colher de sopa de ciboulette picadinha. Deixei derreter o requeijão e servi. Para acompanhar, uma saladinha de tomate com queijo branco e molho pesto.
Tinha até esquecido de tirar fotos, mas foram tantos elogios ao sabor delicado e ao mesmo tempo marcante do peixe, que corri para tirar foto e postar aqui. Ainda escutei: mas são essas receitinhas simples e gostosas que devem ir para o blog hehehe...
Bom, elogios não se devem deixar passar, não é mesmo?

5 comentários:

martina disse...

bah, o pai do andré fez um no domingo que tava de comer de joelhos também.

guria, minha tia me ensinou a fritar o peixe numa mistura de manteiga e óleo. se fizer porções maiores, faz uma baita diferença, pq a manteiga começa a grudar. se misturar, nào gruda e tu fica com o gostinho da manteiga que é tri bom!

Giana disse...

Eu usei azeite e mantegia, um pouquinho de cada na verdade, agora que me dei conta...fica bom mesmo.

Melissa disse...

Tri bom! Vou fazer esse esqueminha do sal com o limão! Adorei.

martina disse...

bah, tbm fiquei com vontade.
mas não tenho pilão...
:(

Giana disse...

Eu até quero fazer o sal de limão e deixá-lo pronto na geladeira. E Martina, o que eu não tenho é um bom ralador para as cascas...