quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Almondegas com aveia na macarronada

Faz um certo tempo já que ganhei uma lista de receitinhas da nutri. Aí domingo de chuva, friozinho, resolvi inovar na receita das almôndegas.

- 500g de carne moída de primeira
- 2 cebolas médias raladas
- 1 cenoura média ralada no ralo fino
- 1 colher de sopa de sal
- 1 xícara e meia de aveia em flocos
- tempero verde picado (salsinha e cebolinha)

Misturei bem em uma bacia, vá amassando até dar liga, fica uma massa uniforme. Molde as almôndegas. Eu prefiro fazer pequeninhas, então usei a medida de uma colher de sobremesa e dei formato de bolinhas. Fui colocando-as em uma forma untada para levá-las ao forno.

A receita rendeu 35 bolinhas e aí acabou o espaço na forma que eu ia levar ao forno. Aí com o restante dessa massa fiz dois hamburgueres médios e os congelei (também pode-se congelar as almôndegas para serem assadas outro dia sem problemas, mas congele-as em aberto em uma forma e só depois que estiverem bem congeladas passe para um saquinho/pote para não grudarem umas nas outras. Dessa forma você pode ir retirando aos poucos do freezer se não usar a receita toda).



Levei as almôndegas ao forno pré-aquecido em temperatura alta por mais ou menos 15 minutos.

Enquanto isso, fiz um molho de tomate meio de preguiçoso (se a preguiça for muita,  use molho pronto mesmo, mas eu não curto muito. Se não tiver preguiça, faça seu molho vermelho como de costume). 

Refoguei um colher de chá de alho picado comprado pronto e uma cebola picada. Quando dourou a cebola, juntei um vidro de uma massa de tomate italiano que achei no mercado esses dias e que me pareceu bem interessante. Preciso tirar o chapéu para essa massa de tomate (é importada da Itália mesmo), pois não era nada ácida como costumam ser as nossas - desculpem, mas a Itália tem os melhores tomates para se fazer molho (até que alguém me prove o contrário). Então, se você achar molho de tomate italiano importado, vale a pena provar. Esse vem numa garrafinha de vidro super charmosa.

Voltando à receita:  
Molho de tomate quase pronto já, tirei as almondegas já assadas do forno e misturei no molho. Deixei ferver mais uns 5 minutos, misturei um punhadinho de manjericão fresco picado e servi sobre um tagliatelli de grão duro (use a massa que tiver: spaguetti, fetuccini, linguini, talharim, desde que seja longa). Misturei o molho e polvilhei queijo ralado. Para ficar perfeito, só acompanhar com uma boa taça de vinho tinto. E bom apetite!!!



2 comentários:

Nessa disse...

Nham!! A cara ficou muito boa!!! Deu vontade!

Giana disse...

E fica bem levinho...