Minha mãe fez esse bolinho rápido em uma das minha idas à Santa Maria. Eu fiz duas vezes já, mas foi da última vez que coloquei nas forminhas apropriadas para sair bonitinho na foto...não adianta, para cozinhar não é bom ter preguiça.
Como boa parte das minhas receitas, esse bolinho é bem democrático - vai o que você tiver na geladeira- e de quebra ainda dá um bom destino ao pão integral quando ele já está ficando meio sem graça.
Para cinco bolinhos pequenos eu usei:
- 3 fatias de pão integral
- 1 ovo
- 2 colheres de sopa de leite
- 4 colheres de sopa rasas de açúcar
- uma colher de chá de canela em pó (dá para colocar cravo em pó tb)
- 5 figos turcos secos picados em cubinhos (aqui vale colocar a fruta seca que tiver em casa, a mãe usou damascos e passas de uva com nozes, mas eu só tinha figo e castanhas nesse dia e fica bom igual)
- 5 castanhas do pará picadas grosseiramente
Esfarele o pão integral em uma tigela Acrescente o ovo e misture bem. Se parecer seco, coloque o leite, deve ficar uma papa, nem seco nem muito aguado. Misture o restante dos ingredientes. Para fica bonitinho o ideal é colocar em forminhas de empada (ou forminhas de papel para cupcakes ou de silicone, daquelas que parece uma forma de docinho- só não encha muito, o bom é fica um bolo baixinho - esse aqui devia ter uns 2-3 cm de altura). Se você estiver com muita preguiça de lavar as forminhas depois ou não tiver forminha nenhuma, dá para colocar umas colheradas em uma forma untada, fica feinho, mas fica bom também (confesso que fiz isso da primeira vez, motivo pelo qual só agora estou postando). Leve ao forno para assar até ficar dourado em cima (de 10 a 15 minutos em temperatura média mais ou menos). Desenforme e sirva quentinho. Para ficar bonitinho como o da foto, após desenformar coloque um pouco de açúcar de confeiteiro em uma peneira ou coador e deixe cair um pouco do açúcar sobre o bolinho. Fica uma delícia e dá para variar bastante mudando as frutas que vão no bolinho. Solução rápida para um lanche da tarde ou café da manhã de final de semana e de quebra, com poucas calorias e gorduras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário