sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Bolinho de panetone

Eu adoro panetone, mas fico muito chateada quando pego um que não seja macio, fofinho e úmido. Pensando então em como aproveitar o panetone que foi comprado e não era como o esperado ou que ficou meio velho e seco, pensei em dar uma adaptada na Receita do bolinho de pão integral

Peguei 1/4 de panetone de frutas e esfarelei com as mãos. Misturei um ovo, 2 colheres de sopa de leite e achei que era legal colocar algo que desse uma crocância ao bolinho. Piquei então duas castanhas do pará e misturei ainda mais duas colheres de sopa de aveia em flocos (como o panetone é doce, não precisa colocar mais açúcar). Misturei tudo e coloquei em 5 forminhas de empada untadas. Levei ao forno médio por 15 minutos (ou até dourar). 

 

Dá para desenformar quentinho ainda com ajuda da colher que não quebra que nem bolo normal. Mas vá com cuidado ou espere esfriar. Como ainda ando com espírito natalino, achei legal dar uma decorada nos bolinhos. Aí fiz um glacê com contreau (licor de laranja). Misturei 4 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro peneirado, 3 colheres de sopa de contreau e 1 de água (vá colocando o líquido aos poucos). Aí cobri os bolinhos e enfeitei com uns confeitos dourados. Eu achei lindo o glacê branco com os confeitos, mas achei meio doce demais na hora de comer. Então minha sugestão é ou fazer um glacê menos espesso (como esse meio transparente da foto) ou se não foi pela beleza apenas, fica bem com sem cobertura nenhuma. 
 Mas que o glacê deixa bem mais bonito para enfeitar a mesa, isso não tem dúvida. E bom apetite!!!

Nenhum comentário: