domingo, 4 de agosto de 2013

Mousse de chocolate magrinho

Gosto muito de mousse de chocolate, já dei aqui uma receita que gostei muito, de mousse de chocolate sem gemas, mas por vezes acho outras receitas muito gordurosas ou até indigestas, dependendo da receita. Mas como boa chocólatra, estou sempre em busca de poder comer chocolate sem muuita culpa.

Então, no início do ano achei uma nutricionista que também é meio formiguinha e me deu algumas dicas de doces que não comprometem muito a boa forma (eu odeio doces diet, prefiro comer menos doces a comer algo meio ruim só para comer algo doce - embora eu coma algumas coisinhas diet muito boas tipo paçoquinha e mariola sem açúcar porque acho muito boas, a paçoquinha acho até melhor que a com açúcar). Além disso, muitas pessoas me perguntam sobre boas receitas sem açúcar por algum problema de saúde, então achei essa receita aqui muito boa. Serviço de utilidade e gulodice pública então!!!

Quando ela me deu a receita do mousse, confesso que achei que não ia dar certo, mas resolvi provar e me surpreendi...fiz até um teste cego aqui em casa e ninguém acreditou que era uma receita de poucas calorias. Então, vamos à receita:

- 2 claras
- 1 colher de sopa de chocolate em pó (chocolate mesmo, não achocolatado, se bem que pode ficar bom com achocolatado tb)
- 3 colheres de sopa rasas de leite em pó (usei Molico)
- algumas gotinhas de adoçante

Bata as claras em neve. Aí misture delicadamente os outros ingredientes. Você pode ir colocando o chocolate em pó e o leite em pó aos poucos, para ver como agrada mais, na primeira vez que fiz coloquei mais chocolate em pó e achei que ficou muito forte, então essa é a dosagem que mais me agrada.

Ao misturar, diminuiu muito o volume das claras, mas ainda fica bem aerado. Separei em duas porções e levei ao freezer por uns 30 minutos. Ficou tipo um sorvete. Eu confesso que preferia um pouco mais doce, então coloquei uma colher de sopa de vinho do porto por cima e aí ficou muito gostoso mesmo (desculpa por estragar o diet do doce, mas poderia ser uma colher de sopa de geléia diet tb). Experimentem e me contem, porque achei que valeu muito a pena.

Nenhum comentário: