domingo, 2 de agosto de 2015

Rosbife com pimenta

Eu amooo rosbife e nunca tinha feito. Aí estava vendo Tv e vi o primeiro programa da Carolina Ferraz e fiquei me babando por essa receita. A receita original você confere aqui.

Eu obviamente dei uma modificadinha, mas adorei, fora que fica pronto muito rápido. São somente 4 ingredientes:

- 1 kg de filé mignon
- 3 colheres de sopa de sal grosso
- pimenta do reino em grãos (acho que usei umas duas colheres, mas eu só tinha uma mistura de pimentas em casa, que tinha pimenta do reino branca e preta e pimenta rosa junto)
- uma colher de azeite de oliva

Meu marido deixou o filé já limpinho assim porque tivemos de comprar a peça inteira, mas o açougueiro pode já vender esse miolo limpinho assim.
Em um pilão soque o sal grosso com as pimentas para dar uma quebradinha nas pimentas, é importante que não fique muito moída para dar o efeito crocante.

Coloque a pimenta em uma tábua ou bancada do tamanho da peça de carne e espalhe essa mistura de sal e pimenta pela tábua. Unte o filé com o azeite para ajudar a grudar o sal e pimenta. Passeo filé na tábua temperada e aperte bem para grudar esse tempero (na receita original ia tb um maço de tomilho macerado com o sal e pimenta, mas eu não gosto muito de tomilho e achei ótimo assim). Olhem como fica:
 Agora aqueça uma panela e coloque um puco de óleo no fundo. Quando estiver bem quente coloque o filé. Eu usei uma boa panela de ferro para isso. A panela deve ser grande para caber o filé inteiro sem dobrar.


 Deixe uns dez minutos e vire. Eu deixei mais uns 10 minutos de cada lado aproximadamente (virei três vezes no total). O ponto ficou rosado no meio, mas vai do gosto de cada um. Mas em 30 minutos ficou assim:


Para servir fiz um papardelle com brócolis e alho enquanto fazia esse rosbife (posto em seguida essa receita). Em 40 minutos ficou pronto esse almoço de comer ajoelhado no domingo de chuva que estava nesse dia. Fica divino, experimentem e me contem. Bom apetite!!!


Antes que perguntem: não fica apimentado demais, a crosta fica levemente apimentada, mas aí vocês podem dosar quanto dela comer. E se sobrar rosbife, dá para fatiar depois e fazer um sanduíche de rosbife com um pão baguete ou colocar as lascas em uma saladona, fica muito gostoso.

Nenhum comentário: