Como bicho guloso que sou (e não apenas curioso), tenho muita lembrança de comidinhas gostosas da infância. Lembro muito de uma torta de chocolate que minha mãe fazia no inverno (porque era bem gordurosa, forte) e que ela não achava a receita. Pois umas semanas atrás fui almoçar na minha sogra e surpresa!!!! Ela sem saber da minha gulodice, fez uma torta de nozes muito parecida com a que minha mãe costumava fazer. Fui obrigada a pegar a receita. Tirei foto do caderno de receitas dela para ter certeza de pegar a receita certa.
Há alguns dias organizei um evento aqui em casa e achei que essa seria uma boa sobremesa, pois é fácil de fazer, rende bem e pode (ou melhor, deve) ser feita com antecedência. Eu acho que uma prima chama essa torta de torta velha pq pode fazer e congelar, e quanto mais velha, melhor.
Eu calculei que daria para umas 10 pessoas, mas sobrou bastante porque ela é boa, mas bem consistente e forte (e na festa tb tinha docinhos além da torta).
A foto não faz jus à maravilha do doce, mas foi o que consegui salvar para fotografar kkk
200g de manteiga sem sal
1 lata de leite condensado
1 e 1/2 xícara de nescau
4 ovos
1 cálice de licor (pode ser rum tb)
250 g de bolacha maria quebradinha
250 g de nozes picadas ou trituradas
1 xícara de passas de uva
Cobertura
200g de chocolate meio-amarga
1 caixa (200g) de creme de leite
Bater na batedeira a manteiga em temperatura ambiente ou levemente amolecida no microondas com o leite condensado, nescau, ovos e licor. Bater bem, vai ficar um tipo de um mousse bem aerado. Quebrar as bolachas (eu coloquei num saco tipo ziploc e fui batendo com um martelo de carne porque queria que uma parte ficasse bem miudinha). Misturar esse creme com as passas de usa, nozes e bolachas quebradas. Colocar em um pirex grande (o meu é um retangular grande 20x34cm eu acho, pode ser até num um pouco maior para ficar mais baixinha). Agora vai à geladeira ou freezer para firmar um pouco.
Depois de firmar um pouco, colocar a cobertura por cima. Para a cobertura é só derreter a barra de chocolate no microondas por dois minutos em temperatura média (60-70%, depende da regulagem do aparelho) e depois misturar a caixinha de creme de leite. Cobrir a torta com esse creme e aí pode decorar como quiser, com pedaços de nozes, cerejas, passas, chocolate granulado...eu tinha esses confeitos de bolinha em casa, então coloquei por cima para dar uma acabamento. Está pronta a tora. O ideal é deixar na geladeira pelo menso por 24h antes de consumir ou pode até ficar congelada por alguns meses sem problema algum (nesse caso é melhor montar em uma embalagem própria para congelar, não gosto de congelar em pratos de vidro).
Fica divina!!!
Agora, na próxima vez que eu fizer, vou implementar umas mudanças - deixarei as passas de molho em rum ou no licor por algumas horas antes de fazer a torta. Eu tenho uma lembrança de minha mãe colocar também frutas cristalizadas, para quem gosta, acho que fica bem bom. E eu acho que dá para colocar mais um xícara de passas ou de nozes ou cereja em calda picada ou de frutas secas outras ou dessas frutas cristalizadas mesmo, eu gosto mais pedaçudinha a torta. Mas independentemente dessas mudanças, fica muito bom.
Nenhum comentário:
Postar um comentário