quarta-feira, 8 de julho de 2009

Bolo Formigueiro

Pessoal, minha vida anda um pouco corrida e não tenho conseguido fazer minhas comidinhas. Mas conversando com uma amiga minha, a Aline V., ela disse que se inspirou no blog depois que postei várias receitinhas com sabor de infância, e resolveu fazer um bolo que a mãe dela fazia quando ela era pequena.
A cara ficou ótima, pena que não pude ir lá provar. Mas vou postar as fotinhos e receita para podermos testar em outro momento. Por sinal, achei super interesante que esse bolo formigueiro leva ovomaltine e não chocolate granulado com as outras receitas que eu conhecia.
Amigas, fiquem à vontade para sugeir receitinhas que vocês fazem, desde que enviem uma fotinho também...A Aline espero que tenha sido só a primeira!!!!


Bolo de água formigueiro

Ingredientes:

3 ovos
1 copo (americano) de água fria
2 copos e 1/2 (americano) de farinha de trigo (eu usei ½ de farinha integral)
2 copos (americano) de açúcar
1 colher de sopa de fermento em pó
2 colheres de sopa de óleo
3 colheres de ovomaltine (granulado)

Cobertura:

6 colheres de leite
1 colher de margarina (light)
½ xícara de açúcar
3 colheres de ovomaltine (achocolotado)
Modo de Fazer:
Colocar na batedeira os ovos, a água e o açúcar e bater bem. Acrescentar a farinha de trigo (peneirada) e a farinha integral (opcional, mas fica uma delícia e bem saudável) e o óleo. Continuar batendo até a massa ficar bem homogênea. Por último misturar o fermento em pó (sem bater). Depois disso, eu acrescentei o ovomaltine e misturei levemente, para ficar como bolo formigueiro.
Colocar em uma forma untada e levar para assar em forno pré-aquecido (180ºC), até que a massa fique dourada (em torno de 30 minutos).
Cobertura:
Misturar o leite, a margarina, o chocolate em pó e o açúcar e levar ao fogo até borbulhar. Colocar sobre o bolo ainda quente.
Depois é só esperar esfriar para cortar
O bolo fica bem macio e levinho.

4 comentários:

martina disse...

eu fazia com chocolate granulado, mas nao sei se o resto da receita era igual. vou até procurar quando for lá pra mae de novo.
lembro que era sem cobertura, e que era muito fácil.

Anônimo disse...

Ficou muito bom mesmo! E adorei ver a receita no blog de nossa amiga e cozinheira-mor. É a "bicho curioso" inspirando as amigas a fazerem delícias em casa. Bjs, Gi

Giana disse...

Eu acho que nunca na vida fiz bolo formigueiro, mas ainda vou experimentar...imagina se não estou super curiosa para testar essa receita da Aline...

Anônimo disse...

Querida Gi!
Tu não lembras, mas fizemos algumas vezes o bolo formigueiro com chocolate granulado. Agora um pitaco para este aí. Que tal colocar açúcar mascavo em vez de açúcar cristal? Vou experimentar depois digo.... Bj