segunda-feira, 13 de julho de 2009

Pato com laranja

Essa receita deu o que falar aqui em casa. Foram algumas semanas programando como fazer o tal do pato. No final das contas todo mundo meteu um pouco a mão para fazer o tão afamado Pato com laranja. Nós compramos o pato em um mercadinho em Santa Maria. Minha mãe achou algumas receitas de pato com laranja e temperou o pato. O Fabrício retemperou o pato e eu dei uns pitacos na hora de fazer o molho e de montar o prato. Resumo da história: virou uma receita familiar ...hehehe

As fotos ficaram lindas, não? Mas sigam a receita abaixo pq nem tudo deu tão certo assim....













Ingredientes:

  • Um pato com cerca de 2 Kg., (limpo)
  • 2 dentes de alho amassado com sal e pimenta do reino
  • uma folha de louro (nós usamos louro em pó)
  • duas colheres de chá de gengibre em pó
  • meia xícara de chá de suco de limão
  • meia xícara de chá de vinho tinto seco
  • manteiga derretida para untar (umas duas colheres de sopa)
  • duas xícaras de chá de suco de laranja feito na hora - acho que usamos um pouco mais que isso
  • gomos de duas laranjas (usamos laranjas de umbigo)

Modo de preparar:

Tempere o pato com os seis primeiros ingredientes e deixe tomar gosto de um dia para o outro. Retire-o do tempero e escorra bem. Unte-o com bastante manteiga principalmente no peito. Coloque o pato em uma assadeira e leve-o ao forno quente. Depois de dez em dez minutos regue-o com o suco de laranja.

Quando estiver assado (deu umas 2h), retire-o do forno, corte-o em pedaços (nós achamos mais bonito servir inteiro e cortar na hora) e coloque-os em uma travessa.

Junte meia xícara de chá ao molho que sobrou na assadeira, e leve ao fogo. Deixe ferver um pouco raspando o fundo com uma colher para engrossar o molho - aqui nós fizemos um pouco diferente- como sobrou bastante líquido na assadeira depois que o pato já estava bem assado, nós retiramos o excesso de gordura com uma concha e juntamos mais uma xícara do suco de laranja. Para engrossar nós colocamos umas 5 colheres de sopa de açúcar cristal e deixamos reduzir o líquido quase à metade.

Enfeitar o pato com os gomos de laranja, despejar um pouco da calda por cima e o restante em uma molheira.
Rendimento 6 pessoas_ nosso pato encolheu muito ao assar, nós comemos entre 4 pessoas.
A dica aqui é que essa receita deve ficar maravilhosa - e menos trabalhosa para fazer e comer- com frango ao invés de pato - que além de tudo é muito gorduroso. Iremos testar com frango qualquer dia desses e deixarei o comentário aqui. Se alguém se aventurar a testar antes, depois me conte o resultado.

2 comentários:

Sonia disse...

Querida Gi!
Estou louca para tentar esta receita com o frango, como sugeres!
Vou tentar depois conto....

Giana disse...

Gente, o Fabrício fez essa receita usando frango caipira, ficou melhor ainda do que com o pato!!!! Literalemnte de comer ajoelhado...