quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Batata suíça sem complicação

Em um dos últimos findis o Fabrício se inspirou meeesmmo e resolveu fazer um jantar digno de chef. Eu me limitei a palpitar e fazer uma saladinha, mas ele nos cedeu as receitinhas divinas. Aí em cima está a batata suíça solita no prato e no final do post ela já bem devidamente acompanhada. Existem várias maneiras de prepará-la, mas acho que conseguimos dar uma simplificada nas receitas que já haviamos pesquisado.
Mas vamos por partes, primeiro a receita da batata suíça para 4 pessoas:

3 batatas grandes cruas raladas no ralo grosso
1 cebola picadinha
bacon picadinho
caldo de bacon em pó (ou em cubo ou sal mesmo)
um punhado de queijo parmesão ralado
óleo para untar
frigideira anti-aderente

Rale a batata no ralo grosso - nós temos um ralador que fica um fio mais comprido, mas serve aquele ralador comum também. Jogue a batata ralada em uma panela com água fervendo e tempere com o caldo de bacon. Deixe levantar fervura e cozinhe por mais uns 3-5 minutos. Escorra a água. À parte refogue o bacon em uma frigideira e misture a cebola picadinha até dourar. Misture com as batatas já escorridas e acrescente o queijo ralado.
Agora vem a montagem. Unte uma frigideira mais fundinha. O Fabrício comprou umas pequeninhas que são duplas para facilitar na hora de virar (sabem umas que são duas frigideiras pequenas acopladas, como se fossem uma tampa, que tem em tudo que é feirinha??? Para fazer omelete e ovo frito e custam 10 pilinhas?). Ele untou bem com azeite as partes internas das frigideiras e colocou a mistura de batata ralada até encher bem a frigideira de baixo. Ele apertou um pouco com a mão mesmo para compactar um pouco e fechou com a frigideira de cima. Quando começou a dourar a parte de baixo ele virou para dourar o outro lado.
Se você não tem essas frigideirinhas, pode fazer em uma comum, mais fundinha, só tem de ter um pouco de habilidade para virar a batata em um prato e colocar de volta na frigideira. Só é essencial que a frigideira seja anti-aderente.
Depois dessa manobra toda, é só deixar dourar do outro lado tb e servir. Nesse dia o acompanhamento foi camarão pistola grelhado e um camarão ao molho thermidor, que postarei a receita em breve. Um vnho branco ou um bom espumante acompanham muito bem...

2 comentários:

martina disse...

hmmm.... parece delicioso.

Sonia Frizzo disse...

Adorei esta receita!
Copiarei!!!!!!!!!!!!!
Bjs