quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Biscoitinho de amêndoas

Imagina se consigo reproduzir uma receita sem dar uma mexidinha...por isso publico aqui minha adaptação das estrelinhas de amêndoa da Martina, lá do Cinderelas...Confere lá a receita original.
100g de amêndoas sem sal trituradas - fininha, tipo uma farinha
+-2 xícaras de farinha de trigo
200g de manteiga sem sal
1 xícara de açúcar cristal
2 gemas
1 pitada de canela
1 pitada de cravo moído
1 colher de essência de baunilha

Misturar tudo e quando começar a desgrudar das mãos levar para gelar um pouco na geladeira para firmar. A massa fica fininha, super boa de manusear. Coloque mais farinha para abrir porque ela fica bem delicada.
A Martina sugeriu fazer com cortadores de estrelinha. Eu esqueci de comprar, então usamos um copinho de licor para cortar redondinho, mas acho que teria sido melhor usar um menorzinho, de uns 2cm de diâmetro, tipo copinho de vodca. Coloque em assadeira sem untar e leve ao forno por uns 15 mintuos até começar a dourar as bordas. Retire do forno, polvilhe açúcar de confeiteiro e deixe esfriar na forma porque quebra mesmo se tentar tirar ainda morno. E bom apetite, fica uma delícia, um sabor muito especial mesmo...
Martina - eu ia fazer as estrelinhas de canela que fiz ano passado e adorei, mas olhei rápido a receita e comprei pouca amêndoa. Ainda bem que tu tinha sugerido essa outra, com menos amêndoas hehehe...Aliás, as estrelinhas de canela são divinas tb, passem lá no Cinderelas e tentem fazer pq ficam boas mesmo. Só não esqueçam do truque de gelar a massa para não usar muita farinha, eu coloquei tanta farinha na primeira vez que fiz, que dava para quebrar um dente de tão dura que ficou hehehe...mas o sabor é muito bom tb.

6 comentários:

martina disse...

bah, nem me fala.... tenho que botar a mão na massa aqui também!!
que bom que tu gostou!
as forminhas de estrelas são frescura, né. funciona até se cortar quadradinhos. lá na mãe que é divertido, tem formas de tudo que é forma. minha preferida é o porco. :P

Giana disse...

Se eu as fizer de novo vou comprar as forminhas, é frescura, mas fica tão bonitinho...
Ou fazer menorzinho, tipo essas que vem com café em cafeterias, que vão inteiras na boca, pq ela esfarela bastante.
Mas a amêndoa dá um sabor tão especial...

martina disse...

é, esse é o problema das bolachas amanteigadas com nozes. uma farelama desgraçada.
e tem outra, que em cada natal eu juro que vou fazer bolachas no inverno. hahaha, só lembro disso no próximo natal. :P

aliás, acabei de ver que na tua adaptação da receita tu não colocou manteiga - deu liga mesmo assim?

Giana disse...

Ops, ainda bem que tu viu, esqueci de colcoar a manteiga na receita, já corrigi. Claro que não ia dar liga hahaha...

martina disse...

haha, pensei que tu tivesse inventado uma versão light.
:P

Giana disse...

Bha não...tudo bem que vindo de mim não seria sem propósito pensar isso...mas minha filosofia é tirar gosrdura desncessário de onde realmente não vai dar diferença. Aqui acho que não teria como...uma vez usei manteiga light para fazer alguma coisa no estilo bolacha e desandou a receita...então, melhor reduzir gordura em outra coisa para poder saborear essa bolachinha como ela deve ser.