sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Pão de linhaça

Eu sigo em busca do pão perfeito...cada vez melhora mais...o Fabrício até comprou uma forma menor para eu testar se o pão cresceria e ficaria fofinho como eu queria. mas como minha forma era muito grande não estava conseguindo fazer um pão tão grande assim.

1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de farinha de trigo integral
1 xícara de farinha de linhaça
1/2 xícara de sementes de linhaça (eu coloquei 1/4 e achei pouco, dá para colocar o dobro mesmo)
1 colher de chá de sal
1 pacote de fermento biológico seco
1 pacote de melhorador de pães
1 copo de água morna

Bati metade da água morna com uma xícara de farinha de trigo e o fermento para dar uma "acordada" na levedura. Deixei descansar uns 5 minutinhos e misturei o restante dos ingredientes, batendo por uns 5 minutos na batedeira. Eu deixo no ponto de pão batido, quase desgrudando da pá da batedeira, mas ainda grudentinho. Acho que fica mais fofo assim e menos pesado. Coloquei na forma untada e deixei crescer por 30 minutos. Cresceu muito rápido dessa vez, quando fui da ruma olhada ela estava quase transbordando. Aí foram mais 15 minutos de forno alto e mais 15 de médio baixo até dourar. Desenformei e deixei esfriando. Ficou bem leve e bonito. Ah, e o principal, bem saboroso também.

Nenhum comentário: