sábado, 2 de junho de 2012

Torta Salgada da Tia Terezinha

Essa receita quem me ensinou foi a tia Terezinha, que só fazia receitas muito práticas. E tem aquele sabor de infância para mim. Essa torta era marca registrada dela. 
Tradicionalmente ela fazia em uma forma com buraco no meio e recheava com guisado (carne moída). Mas, como seguir receitas à risca não é muito minha praia, claro que dei uma modificada. Mas a receita da massa é super boa e versátil, pode ser usada com qualquer recheio.

Torta salgada de liquidificador da tia Terezinha
2 xícaras de leite
1 pitada de sal
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de óleo
100g de queijo ralado ( 1 xícara)
4 ovos
2 colheres de sopa de fermento
tempero verde picadinho (opcional- isso já sou eu mexendo na receita hehehe)

Bater tudo no liquidificador (confesso que dessa última vez que fiz essa receita misturei tudo em uma tigela e bati na mão mesmo, com um fouet e ficou bom igual). Deixar a massa descansar por meia hora (isso nem sempre faço, mas quando descansa, ela fica bem aerada). Após, despejar metade da massa em forma untada, rechear e cobrir com o restante. Assar em forno pré—aquecido em temperatura baixa por aproximadamente 35 minutos, até dourar. Algumas vezes eu fiz porções individuais em formas de cupcakes/muffins e também dá certo. 

Dessa última vez eu tinha um pedaço grande de ricota na geladeira, aí piquei em cubinhos, misturei com 3 fatias de presunto, meia xícara de ervilhas frescas congeladas (não curto muito a de latinha em conserva, mas tb poderia ser) e dois tomates picados, sem as sementes (corte os tomates e coloque em uma peneira com um pouco de sal para escorrer o líquido, dê uma leve espremida, pois se colocar ele muito molhado a massa vai abatumar). Misturei esse ingredientes do recheio em uma tigela, salpiquei um pouco de orégano e coloquei por cima de metade da massa e depois cobri com o restante de massa. Aqui vale usar a criatividade e o que tiver na geladeira: carne moída, frango desfiado, presunto e queijo, calabresa, cebola e tomate, enfim, vai ficar bom. Bom apetite!!!


4 comentários:

Daniela Delias disse...

Ah, eu não acredito!!!
Que delícia de blog, Gi!
Bjooo
:)

Giana disse...

Mas tu já provou minhas comidinhas...bem-vinda.

Sandy Saraiva disse...

Uau... amei a facilidade, beijos

Sandy Saraiva disse...

Que show, bem facil, super curti