sexta-feira, 1 de junho de 2012

Bolo mesclado da vó Duca

Minha irmã, grande inspiradora para eu começar a escrever o blog, pois seguido me ligava pedindo receitinhas, agora começou a ela me ensinar receitinhas - adorei a troca, como bom bicho curioso que sou. Esse bolo ela aprendeu com uma amiga, a Roberta, que aprendeu com a vó dela, a Dona Duca.  A receita é super simples de fazer. 
Ah, quando fui procurar uma forma com furo no meio para assar, me dei conta que esse ítem falta na minha cozinha e aí lá vem minha irmã com a segunda dica preciosa: usa tua forma de pudim. Ok, aprendi então duas coisas legais com ela nessa última visita. 

Bolo mesclado da vó Duca
2 ovos
2 xícaras de farinha
1 xícara de leite
1/2 xícara de azeite
1 xícara de açúcar
1 colher de sopa de fermento para bolo
um pouquinho de essência de baunilha (meia colher de chá - isso foi o bicho curioso que precisava criar alguma coisa na receita, mas é opcional)

Para a parte escura do bolo mesclado: 2 colheres de sopa de Nescau

Misture bem todos os ingredientes (menos o Nescau) em uma tigela,  à mão mesmo, não precisa batedeira. Eu usei uma colher e depois um fouet para facilitar.  Unte uma forma de buraco no meio (pode ser outro formato, eu acho que para esse bolo fica mais legal esse tipo) e coloque mais ou menos 90% da massa. Aí com esse restinho que ficou de massa na tigela, misture o Nescau e despeje o restante da massa na forma onde já estava somente a massa branca. Aí vai ficar com o efeito mesclado. Asse em forno médio, pré-aquecido por 15 minutos e depois mais 10-15 minutos em forno baixo. O ponto é ele estar dourado e quando enfiar um palito no bolo, ele sai limpo. Adorei a receita, viu Bina e Roberta? Valeu!!!




Nenhum comentário: