segunda-feira, 22 de julho de 2013

Bolo nuvem de limão



Essa receita vi no jornal há alguns dias num especial com receitas de limão. Mas como sempre dei minha adaptadinha (na bem da verdade não gosto de bolo feito com manteiga, prefiro sempre substituir por óleo, pois o bolo fica mais fofo e leve).
Havia ganho uma sacola de limões scicilianos do meu sogro - é esse limão amarelo grandão da foto acima. Ele tem um sabor mais suave que o imão taiti, o verdinho que sempre tem para vender no mercado. Mas a receita pode ser feita com qualquer limão, mas claro que o sabor vai ficar diferente dependendo da varidade utilizada.

Esse bolo tem uma farofinha que vai por cima da massa e ajuda a segurar a caldinha.

A primeira vez que fiz errei a receita da farofinha e ela ficou pesadona e foi para o fundo da massa, mas na segunda vez deu certinho (só que acho que não tirei foto). O bolo fica muito levinho, muito fofo, uma delícia. 

Para o bolo de limão:
- meia xícara de azeite
- 1 xícara de leite ou de iogurte natural
- 1 xícara de açúcar cristal
- 2 xícaras de farinha
- 1 colher de sopa de fermento
- raspas da casca de 2 limões (+- 3 colheres de sopa)
- 1 pitada de sal
- 2 ovos

Eu sou meio preguiçosa para fazer bolo e acho muito prático simplesmente misturar tudo em uma bacia com uma colher (ou fouet, vulgo batedor de arame), até ficar uma massa uniforme, sem bolinhas de farinha. Foi o que fiz e o bolo ficou fofinho igual. Coloque a massa em uma forma com buraco no meio, untada e enfarinhada. Cubra com a farofa de cuca, leve ao forno para assar por 15 minutos em temperatura média e depois mais 15 minutos em forno baixo, até dourar e que enfiando o palito, ele saia limpo (o tempo pode variar de acordo com o forno).

Farofinha de cuca

1 xícara de farinha
3//4 xícara de açúcar mascavo
1 pitada de sal
2 colheres de sopa de azeite (substituí a manteiga pelo azeite)

Misture a farofinha e coloque sobre a massa crua e leve ao forno.

Quando tirar do forno, deixe amornar um pouco, mas antes que esteja completamente frio, despeje a calda sobre o bolo, previamente furado com um garfo e sirva.

Calda
- 1 xícara de açúcar (usei açúcar de confeiteiro)
- meia xícara de suco de limão. 

Bom apetite!!!









Nenhum comentário: