sexta-feira, 26 de julho de 2013

Souflê de chuchu

Eu amo souflê de chuchu!!! Esses dias meus sogros, que tem uma horta super bacana em casa me perguntaram se eu queria alguns chuchus...e claro que eu sempre aceito o que me oferecem da horta rsrsrsr
Então chegaram aqui em casa seis chuchus enormes. Tudo bem que chuchu dura por um bom tempo na geladeira, mas não queria correr o risco de perder nenhum. 

Guardei dois deles ainda crus cortados em cubinhos no freezer para fazer uma sopa em algum dia de frio, usei os outros dois em refogadinhos e os últimos dois fiz um souflê de chuchu para dois dos meus afilhados que estavam me visitando na hora do almoço. 

Ah, eu também queria usar os ramequins que havia ganhado de aniversário e que ainda não haviam sido usados para souflês. Aliás, a vantagem de gostar de cozinhar é que seguidamente ganho coisinhas legais para cozinha, de pequenos utensílios a temperinhos diferentes, como já postei aqui outras vezes.

Para o souflê:
- 2 chuchus bem grandes (ou 3 médios)
- 3 ovos
- 1 colher de sopa bem cheia de farinha
- sal e pimenta a gosto
- 1 colher de sopa de fermento em pó (o de bolo mesmo)
- queijo ralado para polvilhar

Primeiro lave bem os chuchus com umas escova ou esponjinha. Corte em três ou quatro pedaços e leve ao fogo em uma panela com água e sal até ficarem bem macios. Escorra a água (ou guarde para fazer uma sopinha depois) e descasque os chuchus. Tanto pode esmagar com o garfo como passar em mixer ou processador (às vezes nem descasco, simplesmente bato no mixer).
Separa claras e gemas dos ovos. Bata as claras em neve.

Misture o chuchu esmagado/processado com as gemas,o sal e pimenta e a farinha.  Misture delicadamente as claras em neve. Coloque essa mistura em forminhas ou em um único refratário mais alto. Mas encha só até 2/3 da capacidade, porque cresce bastante. Essa quantidade deu 6 ramequins pequenos + 3 canecas (eu só tinha 6 ramequins então improvisei com as canecas, fiquei morrendo de medo que estourassem, mas deu certinho, só ficou uma porção maiorzinha). Eu acho mais bonito assim individual mas vai ficar bom também em um refratário de porção única. Polvilhe queijo ralado e leve ao forno baixo por uns 20-30 minutos, até crescer e dourar. Fica molinho por dentro, mas um pouco firme.

Retire do forno e sirva na hora porque já começa a murchar logo. Fica muito bom...como rendeu bastante acabei guardando 2 canecas na geladeira, de noite esquentei no microondas um pouquinho e ainda estava bem gostoso. Aproveite!!!

Nenhum comentário: