sábado, 16 de junho de 2018

Pão de minuto integral

Friozão hoje de manhã e não tinha pão em casa para o café da manhã ( e vontade zero de fazer tapioca como nos outros dias da semana). Confesso que não sou boa de fazer pães e massas em geral, mas os 3 graus lá fora fizeram eu rever meus conceitos.

Então corri para internet atrás de uma receita de pão de minuto fácil, mas com ingredientes integrais e achei uma bem boa:


- uma xícara de farinha integral (eu usei quase duas na verdade para conseguir dar o ponto mesmo)
- 1 xícara de farinha branca
- meia xícara de farelo de aveia (ou farinha de aveia ou aveia flocos finos)
- 1 ovo
- 4 colheres rasas de manteiga
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de açúcar
- 1 copo de iogurte natural (ou leite)
- 1 ovo

Misturar tudo até soltar das mãos. Acho que ovo que eu tinha era grande, então precisei colocar um pouco mais de farinha para dar o ponto. E recebi pedido de fazer uma "mulher pão". Aproveitei a onde e modelei (juro que tentei pelo menos) também uma pombinha (ao vivo ficou melhor que na foto, juro, mas se eu demorasse mais para tirar foto ia dar briga). Não ficaram muito bonitas, mas agradou quem pediu, então valeu kkkk.

Pincelei um pouco de maionese em cima da massa crua e polvilhei gergelim e queijo ralado (a gosto aqui)  e na bonequinha coloquei ainda uns grãos de chia para fazer um vestido de bolinhas kkk

Depois de modelar assei uns 15 minutos em temperatura média-baixa e mais uns 10 em temperatura bem baixinha até dourar (meu forno é à gas, mas é bem forte, depende muito do forno).

E salvo o café da manhã com pão quentinho na friaca que fez hoje por aqui.

Nenhum comentário: