domingo, 22 de julho de 2018

Bororó ou pão de queijo sem queijo - ou com queijo se você quiser

Temmuuuuitas receitas desse pão de queijo sem queijo circulando pela internet. Eu testei algumas e vou registrar aqui porque nunca lembro qual foi a adaptação que fiz. 

Eu estou encantada com essa receita super fácil de fazer. É muito simples.

- 250g de polvilho azedo
- meia xícara de leite
- meia xícara de azeite
- 1 ovo
- sal a gosto (dua colheres de chá rasas aproximadamente)
- meia xícara de água fervente
- se quiser, um punhado de queijo parmesão ralado

Misturar tudo exceto a água. Fica uma massa meio seca. Aí joga a água quente no final e fica uma massinha lisa. Eu gosto de deixá-la mais molinha para assar em forminhas de mini-muffin ou forminhas de silicone. Dá para colocar um pouco menos de água e deixar mais firma que possa ser assada em colheradas em uma assadeira também. Não precisa untar de qualquer forma. 
Eu asso por 15 minutos em forno médio e mais 10-15 no forno bem baixo. Mas isso pode variar bastante dependo do forno, o meu é super forte.

Variações que já fiz:
- coloquei o punhadinho de queijo na massa
- dá para salpicar queijo ralado por cima antes de assar
- o da foto tem um truquezinho. Eu separei no final aproximadamente 1/4 da massa e misturei com uma colher de sopa de espinafre em pó para a massa ficar verdinha e dar um colorido nos pães, colocando um pouquinho da massa verde nas forminhas junto com a massa branquinha antes de assar. Já fiz outras vezes usando ao invés de espinafre em pó, a beterraba em pó para ficar rosa e açafrão para ficar amarelo. Mas não tenho foto dessas outras opções, mas são boas alternativas de corantes naturais. As crianças adoram o efeito colorido.



Nenhum comentário: