terça-feira, 24 de julho de 2018

Sopa de camarão

Essa sopa de camarão rendeu tanta história...para resumir, fui na feira com minha filha algumas semanas atrás e achei umas mandioquinhas lindas e pensei alto "vou levar para fazer uma sopa de camarão"...pronto...a criança nunca mais esqueceu que eu falei isso. Acontece que eu não tinha camarão em casa e nem tempo de ir buscar camarão fresco no mercado público nos dias subsequentes (eu precisava de alguns com casca para fazer o caldo).
Depois de algum chororô durante a semana, no fim de semana seguinte deu tempo de ir no marcado público buscar os tais camarões. Fui pegar a receita que jurava que estava aqui no blog e nada...então tive que inventar...

- 300g de camarão com casca médio
- 600 gr de camarão médio limpo
- 1 Kg de mandioquinha (batata baroa ou batata salsa)
- 1 cebola
- 1 cenoura
- 1 alho poró ou, se você encontrar, um maço de alho nirá (eu amo, mas não achei nesse dia)
- 3 dentes de alho
- sal a gosto
- salsa picadinha

Descasque o camarão, descarte a cabeça, mas fique com as cascas. Faça um caldo com as cascas, os dentes de alho, a cebola, o alho poró e a cenoura picadas. Eu fervi por uns 20 minutos aproximadamente. Você pode coar, mas eu apenas tirei as cascas do camarão com uma escumadeira e as descartei porque queria permanecer com os legumes no caldo. Aí nesse caldo você cozinha as mandioquinhas picadas. Enquanto isso, dei uma leve grelhada nos camarões com um pouco de azeite de oliva e fui reservando num prato à parte.  Quando as mandioquinhas ficaram bem macias, eu esmaguei elas na panela mesmo com um espremedor de batatas (também poderia ter passado no mixer ou liquidificador, ms eu prefiro deixar pedacinhos). Então, é só misturar o camarão nesse creme, acertar o sal e salpicar a salsinha.

Aqui foi super aprovado, especialmente pela filhota desejosa da sopa de camarão. 



Nenhum comentário: