domingo, 11 de abril de 2010

Em busca do iogurte perfeito

De tempos em tempos eu enjôo dos iogurtes disponíveis no mercado, acho todos com gosto artificial e o natural muito azedo. Aí tento umas alternativas, procurando iogurtes mais artesanais.
Quando pequena minha mãe fazia iogurte com um fermentinho que ia se reproduzindo. Até tentei uma vez, mas não sei em qual etapa do processo que cometi algum erro porque não encorpou.
Aí ano passado a Martina lá do Cinderelas fez um post de como fazer iogurte caseiro e resolvi experimentar. Como eu só uso leite desnatado, passei um pouco de trabalho para acertar o ponto, apesar das dicas da Martina e da Myrna. Mas essa semana consegui chegar na receita que deu o melhor resultado até agora, que reproduzo a seguir:

Para um litro de iogurte:

- 1 copo de iogurte natural desnatado (não pode ser de consistência firme - o da Piá light foi o que ficou melhor)

- 3 copos de leite desnatado - medido no copinho do iogurte mesmo

- 1 colher de sopa de leite em pó desnatado

Misturar bem e levar ao fogo até atingir 38-40 graus. Eu tenho um termômetro culinário, mas é rapidinho, quando aquece e dá uma leve, mas suportável, sensação de calor- menos de 5 minutos no fogo. Aí a grande dica da Martina foi transformar uma térmica que não usava muito em iogurteira. Manter essa mistura de leite aquecido na térmica por umas 12h. Aí é só colocar na geladeira e deixar gelar. Depois de gelado ele dá mais uma encorpada. Eu achei que o sabor fica suave, sem aquele excesso de gosto ácido dos iogurtes comprados.

Na foto eu montei um iogurte com purê de damascos, que fica uma delícia. Você só precisa cozinhar uns 5 damascos com meia xícara de água por um ou dois minutos no microondas, só para amolecer um pouco o damasco. É só pegar os damascos e picar miudinho ou esmagar com o garfo, porque vai ficar bem macio. Aí é só misturar com o iogurte. Dá para fazer com qualquer fruta seca: damasco, ameixa, figo turco, tâmara...e fica um sabor bem especial, melhor que dos iogurtes artesanais caríssimos que tem no mercado...você também pode ter esses purezinhos prontos para ir variando o sabor, ou fazer em maior quantidade para ficar mais prático na hora de fazer um lanchinho.

Um comentário:

Sonia disse...

Querida !!!!!!
Gostei de teu iogurte !!!!!!!
Vou tentar fazer pois parece bem fácil...depois te conto.