quarta-feira, 21 de abril de 2010

Strudel de maçã

Ontem o Fabrício comentou que andava com vontade de comer strudel de maçã e lembrei que já havia feito algumas vezes. Mas não lembrava bem os detalhes da receita, então fui fazendo conforme a memória permitiu...A receita é bem simples, mas tem um efeito bem "gourmet". Afinal, ninguém precisa saber que você usou massa folhada comprada pronta hehehe...

Strudel de maçã
- 1 pacote de massa folhada laminada comprada pronta - 300g- (eu só uso a Arosa, que dá sempre certo) - a folha é grande, dá um strudel comprido ou 2 menores, se você cortar a massa em duas partes
- 2 maçãs grandes fatiadas bem fininhas e com casca
-2-3 colheres de açúcar cristal (como a maçã era fuji, que é mais ácida, eu usei só uma colher e achei pouco doce, então na próxima vez colocarei mais açúcar)
- 2-3 colheres de passas de uva
- canela em pó
- açúcar de confeiteiro para polvilhar
Comece fatiando as maçãs:
Na seqüência, abra a massa, disponha as maçãs fatiadas, as passas e polvilhe o açúcar cristal e a canela. Deixe uma borda de um cm nas pontas para fechar. Eu achei que usando a folha inteira da massa folhada ia ficar um strudel enorme, então cortei a massa ao meio para não ficar tão comprido.
Para fechar, encoste as duas pontas no meio e feche as pontas, pressionado a massa levemente. Passe para uma forma untada com a emenda da massa voltada para baixo:
Leve ao fonro médio por 15 minutos e depois por mais 10 min em potência baixa (ou até dourar, o meu forno é turno, se me descuido, queima tudo). Quando estiver bem dourado retire do forno, passe para uma travessa onde você irá servi-lo e polvilhe açúcar confeiteiro por cima, com ajuda de uma peneira (vale usar um coador- desse jeito fica mais fácil espalha ruma camada fina e unforme de açúcar). Se você não tiver açúcar confeiteiro, confira aqui como transformar açúcar cristal em confeiteiro.

Aqui como fica o strudel ao ser fatiado. Pode ser acompanhado de uma bola de sorvete ou de creme chantili. Eu gosto purinho mesmo...Vai dizer que não vale a pena experimentar?

4 comentários:

Melissa disse...

hummm, muito bom! Eu gosto de comer com nata!

martina disse...

na verdade strudel é feito com uma massa fininha. isso aí é folheado de maçã. :P mas é super prático, pq fazer a massa é um saco.
se quiser, te dou a receita do strudel depois!

Giana disse...

Eu quero a receita da massa original sim...

Sabrina disse...

oi gurias...eu queria preparar este strudel/folhado de maçã e na hora de comprar a massa folhada peguei a congelada, que tinha que abrir no rolo de macarrão, após 2h de descongelamento!!
mudei a sobremesa da sexta e domingo improvisei com um rolo com copinho de requeijão... ficou bem gostoso e até bem parecido com este lindão da foto :)