sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Parafuso com alho poró, alcachofras e presunto cru

Essa receita fiz na praia um dia que chovia e queríamos comer algo simples (???), rápido e gostoso. A única carne que tinha no freezer era um pacote com 100g de presunto cru fatiado. Além disso tinha um talo de alho poró na geladeira e eu adoro alho poró no molho para massa à base de creme de leite (poderia ser ao invés do presunto cru, um presunto defumado ou até mesmo um camarão).
- um pacote de massa tipo parafuso
- 2 caixinhas de creme de leite pequenas
- 1 talo de alho poró grande picado em rodelas
- 100g de presunto cru picado
- 1 vidro de fundos de alcachofra em conserva
- uma colher de chá de manteiga
- parmesão ralado para polvilhar
Cozinhe o pacote de massa parafuso como de costume. Escorra e reserve.
Refogue o alho poró na manteiga até ficar macio. Misture o creme de leite e deixe aquecer. Acrescente o presunto cru picadinho e deixe ferver por uns 2-3 minutos (pode-se acrescentar um pouco de leite -mais ou menos meia xícara- para o molho ficar um pouco mais líquido e misturar melhor na massa depois). Acrescente os fundos de alcachofra picada ao meio.
Misture o molho com o parafuso reservado. Polvilhe o queijo ralado e sirva.
E bom apetite!!! Nada como ter bons ingredientes na despensa e no freezer...

5 comentários:

Lu disse...

hummmm - isso deve ter ficado muuuito bom!

martina disse...

guria, essas coisas que a gente inventa com o que tem em casa só pq tá com preguiça de ir no supermercado são sempre grandes descobertas. outro dia "descobri" um risoto com abobrinha, peito de peru, amendoas e espumante que ficou delicioso.
só pq eu tava indo viajar e essas eram as sobras na geladeira!

Giana disse...

Hummmm quero essa receita Martina... pois é, chovia horrores nesse dia, era inviável sair de casa para cozinhar...nada como ter bons ingredientes...

martina disse...

não tem receita, guria.
primeiro eu piquei e tostei as amendoas. depois, na mesma panela (pra nao sujar mais louça) refoga cebola, depois a abobrinha. separa.
dá uma fritadinha rápida no peito de peru, coloca o arroz de risoto, refoga, joga o espumante e cozinha com o caldo que tiver em casa. sal e pimenta e nós moscada.
quando tiver quase al dente, mistura a abobrinha e as amendoas, e uma colher de manteiga.
e era isso.

Giana disse...

Ai, quero esse risoto agora!!!