segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Maionese de cenoura

Esses dias lembrei que minha mãe fazia maionese de cenoura quando eu era pequena. E como algumas pessoas tem receio de comer maionese caseira, feita com ovos crus, resolvi experimentar essa receita. Como ia receber uns amigos e estava muito quente, achei que era uma boa chance de experimentar essa maionese.

Eu usei:
- 2 cenouras grandes bem cozidas
- óleo de canola
- leite gelado
- sal

Cozinhe as cenouras e deixe-as bem cozidas, quase desmanchando. Espere esfriar e descasque. Aí é uma barbada: Bata no liquidificador a cenoura com um pouco de óleo (acho que umas duas ou três colheres de sopa, mais ou menos). Verifique se está ficando cremoso. Se precisar de mais líquido, use um pouco de leite gelado também, umas duas colheres de sopa. Aí já deve ficar bem cremosa. Acerte o sal (eu usei uma colher de sopa generosa, porque a cenoura é um pouco adocicada) e use sua criatividade, pode ser consumida pura (gostei mais assim, como pastinha de cenoura mesmo) ou em substituição à maionese em outras receitas (obs: eu achei bem saborosa para comer pura ou usar na base de um patê, mas em uma salada de batatas acho que nada substitui maionese tradicional, de ovos, seja caseira ou industrializada).

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei a receita, bem o que eu procurava! Obrigada e parabéns pelo blog!!!