quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Prensadinhos


Eu amo esses prensadinhos de festa de criança...quando era pequena sempre tinha nas festinhas. Mas acho que saiu de moda, porque nunca mais vi em nenhuma outra festa e aqui em Poa, particularmente, nunca comi. E como eu às vezes tenho nostalgias com comida de infância, faço com uma certa frequência esses prensadinhos. Ah, para quem nunca comeu, o nome prensadinho(ou sanduíche de prensa), é porque depois de prontos eles deveriam ficar em uma prensa (sério, parece instrumento de tortura) por pelo menos 24h. Obviamente não tenho prensa aqui em casa, mas aprendi a dar um jeito.

A receita tem algumas etapas, mas é bem simples. E deve ser feita com antecedência de pelo menos 24h.

O que você vai precisar:
- 1 pão para torta fria (ultimamente só tenho achado aqueles que já vem sem casca)
- um vidro de maionese (uma tia minha faz com maionese caseira, fica divino)
- 1 sachê/tubinho/lata de patê (opcional) ou manteiga (opcional)
- 5 ovos cozidos e cortados em rodelas
- uns 4 pepinos em conserva fatiados (gosto de um que é meio agridoce, mas pode ser qualquer um)
- 3 cenouras cozidas e fatiadas finas no sentido do comprimento
- +- 3 fatias de queijo
- +- 3 fatias de presunto

- tem gente que põe tomate em rodelas ou beterraba cozida e cortada em fatias finas, eu nunca usei, mas já comi e fica bom também. A questão é que cada camada vai um recheio, então você precisa escolher quais desses vai querer. Vai "ao gosto do freguês".

Montagem

Deixe tudo que você vai precisar em pratinhos na sua frente. Aí você começa a montagem: passa maionese com um pouco de patê ou com manteiga ou só maionese mesmo no pão. Camada farta, para o pão ficar bem úmido. Aí você começa a rechear. Coloque o pepino fatiado, cobrindo toda a camada de pão. Aí, pegue a próxima fatia de pão, passe maionese/com manteiga/ patê ou pura mesmo de um lado -camada farta, coloque em cima dessa camada de pão com pepino, e passe agora maionese também do outro lado. Aí coloque o próximo recheio e faça assim até terminar tudo. A última camada é de pão.

Eu normalmente faço nessa ordem:
- pepino, cenoura, ovo, presunto + queijo (pq os pães sem casca vem só com 5 fatias, se vier com mais presunto e queijo em camada separadas)

Terminada essa etapa, pegue papel alumínio, enrole o sanduíche inteiro, feche bem e aperte um pouco em cima, achatando um pouco. Faça isso uniformemente, ele vai ficar mais baixo e largo. Aí coloque na geladeira e deixe por 24-48h. Eu às vezes coloco latinhas de refri ou caixas de leita em cima para pressionar enquanto está na geladeira, mas não é essencial. Essa apertadinha já é suficiente para compactar as camadas.

Bom, etapa final: depois de ficar esse tempo todo na geladeira, perto da hora em que você for consumir os prensadinhos, retire o sanduíche da geladeira, retire o papel alumínio e corte em quadradinhos não muito grandes com uma faca de pão (tamanho de uma bocada hehehe). Normalmente eu coloco um palito no meio para segurar os recheios na hora de cortar e porque é melhor de servir, mas no dia que tirei a foto esqueci de fazer isso...na última vez que fiz, usei uns palitinhos decorados que comprei no mercado mesmo, ficou bem bonitinho (pena que esqueci de tirar foto). Mas com palito ou sem, fica uma delícia. E cada um pode criar os recheios como quiser, é bem versátil.

Nenhum comentário: