quinta-feira, 19 de julho de 2012

Compota de frutas secas com maçãs


Já há algum tempo uma nutricionista me ensinou essa receita de doce light, mas muito saboroso. Não lembro bem onde coloquei a receita original, mas vou escrever como fiz dessa última vez.
- 4 maçãs pequenas descascadas e cortadas em cubos médios
- meia xícara de uva passa branca
- umas 10 tâmaras sem caroço
- uns 8 damascos secos
- 5 ameixas secas
- uma banana em rodelas grossas
- 3 paus de canela
- 10 cravos da índia
- Na receita original ia adoçante culinário, eu esqueci de por e achei bom assim
Pique as maçãs e coloque em uma panela junto com o cravo e a canela.. Cubra com água e coloque mais dois dedos de água acima do nível das maçãs. Leve ao fogo. Quando começar a ferver, deixe por 2 minutos, aí junte a banana, deixe ferver mais um minuto e desligue o fogo. 
Na mesma panela, coloque as frutas secas (dei minha sugestão, pode ser a que você quiser - mas se usar mais damascos e ameixas vai precisar de açúcar ou adoçante; se usar mais passas de uvas, figo turco e tâmaras, que tem mais açúcar, aí não vai precisar, fica a critério de cada um). Deixe esfriar na panela - as frutas secas vão hidratar e ficar grandes e macias. 
Transfira para um vidro de compota ou vidros comuns mesmo e leve à geladeira. O ideal é deixar descansar por pelo menos 24h - também pode ser congelado. Aí é só servir. Fica um doce leve, mas muito saboroso por causa do cravo e da canela. Agora que está frio, pode ficar bom servir quentinho também, ainda não provei, mas imagino que fique igualmente bom.


3 comentários:

Dardane disse...

Giana, amei teu blog! Já anotei várias dicas... Muito úteis! Parabéns!
E essa receita deve ficar deliciosa (não como açúcar há quase 2 anos, é perfeita pra mim, hehehe), vou experimentar.
Beijo

Giana disse...

Que legal Dardane, experimenta sim. Só cuida porque algumas frutas secas tem adição de açúcar. Ameixa e damasco pelo que sei são as únicas que não tem.

Dardane disse...

Obrigada pela dica, Giana!