terça-feira, 2 de março de 2010

Como incrementar saladas

Uma amiga me pediu esses dias umas dicas para incrementar saladas. Pensando nela resolvi dar algumas idéias. Hoje fiz duas saladas de meio-dia e aí lembrei de tirar fotos. A primeira é de tomate com manjericão, a segunda de folhas com figo fresco.

Salada de tomate com manjericão



- tomate bem maduro picado
- folhas de manjericão fresco (pode usar o seco também, mas o fresco dá um sabor especial)

- sal a gosto
- azeite de oliva
Aí não tem mistério, é só misturar e servir. Se quiser pode-se colocar também queijo branco em cubos ou palmito ou cogumelo em conserva picadinhos.


Salada de folhas e figo fresco


Eu adoro colocar frutas na salada verde, acho que sempre fica bom. Eu coloco o que tiver em casa: morango, manga, maçã, figos. E eu gosto de misturar folhas: rúcula, alface roxa, alface comum, mas com o tempo ruim das últimas semanas está difícil achar verduras boas.
Hoje eu só tinha alface roxa e figo fresco, aí só coloquei o figo em fatias em cima da alface e temperei com vinagre balsâmico. Vocês podem usar azeite de oliva também, mas nessas saladas com fruta prefiro só o vinagre balsâmico mesmo, pois ele já tem um adocicadinho que combina bem com essa salada.

Uma boa opção para temperar a salada ou dar um toque especial é colocar uma colher de granola salgada, que a Martina postou lá no Cinderelas de Apartamento.

A minha última dica - para não deixar de comer salada é bom ter ela já lavada. Eu normalmente chego do super e já lavo as folhas, seco bem (fundamental) e guardo num potinho (desses de sorvete mesmo). Dependendo do tipo de folha dura mais de uma semana (alface americana dura mais, rúcula uns poucos dias). A cenoura também pode ficar ralada alguns dias na geladeira e o repolho dura alguns dias também depois de picado. E tendo tudo mais ou menos prontinho, fica fácil dar uma misturada nas saladas, que eu particulamente acho que deixa bem mais apetitoso.
E aí não dá preguiça de fazer salada, não é mesmo?

4 comentários:

martina disse...

bah, eu tbm deixo tudas as folhas lavadas em potes de sorvete. hehe.

tomate em cubinhos fica bom com salsa e maionese também. como o tomate é molhadinho, bem pouca maionese, só pra dar o gostinho.

Giana disse...

Puxa, nunca coloquei maionese nos tomates, vou experimentar. Obrigada Martina.

martina disse...

poisé, guria. minha tia fazia essa salada quando eu era criança, e eu adorava. hoje uso tri pouca maionese, geralmente prefiro outros molhos. mas de vez em quando repito essa, pq é fácil, rápida e tem gosto de infância pra mim. hehehe

Giana disse...

Gosto de infância é tudo!!! Eu já postei várias receitinhas de família que tme sabor de infância. É muito bom mesmo.