domingo, 28 de março de 2010

Vitela ao forno com batatas

Eu gostei de vitela desde a primeira vez que comi. No último sábado passei na frente de um açougue perto de casa e me surpreendi com o valor da vitela sem osso em promoção. Era a deixa que precisava para experimentar fazer em casa. Passei no super, comprei vinho branco, cebolas, batatas e cebolinha e mão à obra.


Ao chegar em casa já temperei a vitela (1,3Kg) já descongelada com sal (uma colher de sopa), alho em pó, cebola em pó, uma cebola fatiada e um maço de cebolinha verde picada grosseiramente. Como era desossada, coloquei um pouco do recheio dentro da vitela e enrolei como um rocambole, só para pegar melhor o tempero. Coloquei num pote que deu apertado os dois pedaços de vitela e coloquei vinho branco seco até cobrir, acho que deve ter sido uns dois copos. Deixei marinando nesse tempero até o outro dia perto do meio-dia (deu umas 18h de molho no tempero).
No dia seguinte, passei a vitela para uma forma, mas deixei ela enrolada como rocambole porque fiquei com receio que secasse muito se assasse aberta. Coloquei a marinada por cima, acrescentei 1kg de batatas pequeninhas com casca (mas bem lavadas e escovadas anteriormente) e fechei com papel alumínio. Levei ao fogo alto pré-aquecido por 30 minutos.

Depois de meia hora assando, tirei o papel alumínio e baixei o fogo para temperatura média por mais meia hora. Acrescentei uma cebola fatiada e um pimentão vermelho pequeno em tirinhas. Aí saiu assim do forno:
Para servir passei para um prato maior:
E depois para o meu prato. Ficou muito saboroso, o vinho deu uma sabor muito especial. A única coisa que pretendo fazer numa próxima vez é cortar as batatinhas ao meio para que elas peguem o sabor do molho. Mas acho que a receita foi aprovadíssima ...A grande vantagem é que a receita é completa, eu fiz só uma saladinha para acompanhar. O maior trabalho é se organizar de temperar um dia antes, porque depois no dia é só colocar no forno que ele faz tudo -quase- sozinho hehehe...

4 comentários:

martina disse...

bah. ouvi muitos elogios a respeito dessa vitela ontem.
;)

Giana disse...

Modéstia à parte ficou muito boa mesmo...

Tatiana Tamiosso disse...

É muito bom mesmo!! A Gi está de parabéns!!!!

Unknown disse...

nossa, comi muuuito! essa vitela é tudo de bom!