Ah, eu mexi nas proporções da receita que saiu no jornal pois achei que era muito grande, adaptei tudo para meia receita, pois ainda sim rende bastante. O mais complicado pode ser achar a caixinha de leite condensado pequena, de 200 ml, pois só vi para vender no Nacional (mas aí se pode usar meia lata do tamanho normal). Aliás achei um tamanho perfeito para se ter em casa, por mais que eu seja formiguinha não costumo fazer doce em grande quantidade. E digamos que seja a medida perfeita para um negrinho de panela de fim de semana guloso hehehe...
Mas vamos à receita:
Primeiro faça o creme, pois ele precisa esfriar enquanto você estiver preparando a "massa".
Para o creme de confeiteiro:
- 1 gema passada pela peneira
- 1 caixa de leite condensado pequena (200 mL)
- 2 medidas de leite (medir na caixinha de leite condensado)
- 1 colher de sopa de farinha (ou maizena)
Dissolver a farinha de trigo no leite e misturar os demais ingredientes. Levar ao fogo baixo até engrossar (não fica muuuito grosso, mas dá uma boa engrossada). Deixar esfriar.
Para a farofa:
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara de açúcar
- 1 xícara de chocolate em pó (se usar achocolatado diminua o açúcar)
- 1 ovo
- 100g de manteiga (não faça como eu que usei manteiga light, é mais mole e atrapalhou o ponto)
Misturar tudo com a ponta das mãos formando uma farofinha (esse é meu tormento, misturei tanto que começou a virar uma massa, aí precisei colocar mais farinha para ficar farofa de novo, mas é uma questão de prática, eu espero - ou de se usar batedeira, sei lá, no final deu certo).
Montagem
Colocar metade dessa farofa em uma forma e dar um leve apertada no fundo para compactar um pouco. Deve ficar uma camada grossa, de 1-2 cm. Despejar o creme de leite condensado que já deve estar quase frio por cima e depois espalhar o restante da farofa por cima.
Levar ao forno médio por uns 15 minutos e depois forno baixo por aproximadamente mais uns 40 minutos, até a farofa de cima ficar mais crocante e o creme parecer firme. Acho que na próxima foto dá para ver a diferença do antes e depois de assado:
Deixar esfriar, cortar em quadrados. e aí é só se deliciar...
3 comentários:
tá. eu confesso que não tava entendendo a tua fissura com a tal da cuca e a festa da cuca que tu queria ir.
agora, vendo a foto, ficou claro: fiquei fissurada também, e não vou sossegar enquanto nao experimentar. :P
Pois é, para eu me animar a encarar fazer massa, tinha de ser algo que eu suspeitava ser muito bom...acho que vou mudar para bicho guloso e não só curioso hehehe...
ahahhahaah.
se mudar de nome pode me convidar pra participar. hahaha.
Postar um comentário