domingo, 22 de agosto de 2010

Lasanha do dia dos pais

Apesar de já fazer alguns dias, vou contar um pouco sobre o almoço do Dia dos Pais. Meu pai adora lasanha e como ele veio passar o dia dos pais aqui em Poa, quis fazer uma agradinho para ele. A receita da lasanha foi "inventada" pelo Fabrício, mas como eu que executei nesse domingo, dá para dizer que é invenção compartilhada hehehe...


Para fazer uma lasanha para 4 pessoas:


200g de massa para lasanha festonada
800mL de molho branco
molho bolonhesa
100g de presunto de peru fatiado
100g de muzzarela fatiada
queijo parmesão para gratinar


Receita do molho branco:


Você pode fazer o molho branco como de costume, ou até comprar pronto se não tiver muita paciência de fazer, mas vai minha receita:

800mL de leite desnatado
1 colher de sopa bem cheia de farinha
1 colher de chá de cebola em pó
1 colher de chá de alho em pó
sal a gosto
raspas de noz moscada
pimenta do reino moída a gosto

Misturar tudo até dissolver bem a farinha e levar ao fogo até engrossar. Como é para lasanha não deve ficar muito grosso.


Receita do molho bolonhesa


Como era para ser uma lasanha especial, ao invés de carne moída usei alcatra cortada em iscas.

500g de alcatra - cortei em iscas finas, quase como carpaccio
1 cebola fatiada
2 sachês de molho vermelho pronto (usei sabor pizza da Fugini)
sal e pimenta do reino a gosto (acerte no final pq o molho vermelho pronto já vem temperado)


Doure a cebola com um pouco de óleo. Acrescente a carne aos poucos para não soltar muita água de uma vez só. Quando a carne estiver bem dourada, coloque um pouco de sal e acrescente o molho de tomate. Deixe ferver uns 5-10 minutos e acerte o sal. Se estiver ácido pode colocar um pouco de leite.


Aí é montar a lasanha:


Unte um pirex retangular (alto por favor, pq do contrário quando o molho ferver vai fazer o maior lambuzo no forno e deixar um cheiro horrível na cozinha- preciso dizer que foi isso que esqueci de fazer no dia dos pais??? No final deu certo, mas pirex alto para lasanha é essencial).

Coloquei uma camada farta de molho branco, uma camada de massa de lasanha, o molho bolonhesa, uma camada de presunto fatiado, uma de molho branco e novamente a massa da lasanha. mais uma camda igual a essa, finalizando com a massa e cobrindo com molho branco. Por cima do molho branco vai a muzzarela fatiada e um pouco de parmesão (no total então são 3 camadas de massa e duas de molho + molho e queijo para cobertura)
Quem quiser pode colocar queijo entre as camadas tb, mas eu acabei deixando só para a cobertura mesmo.
Para assar, na embalagem da lasanha que comprei, dizia para cobrir com papel alumínio, mas não é necessário. O tempo vai depender um pouco do forno e da massa da lasanha, mas dá em torno de 20-25 minutos em forno médio.

3 comentários:

Fugini Alimentos disse...

Olá!
Conheça também o Molho Branco http://migre.me/176Qi e o Molho Bolonhesa http://migre.me/176R3 da Fugini Alimentos. Um abraço!

Myrna disse...

Guria, você já tentou fazer lasagna com massa de pastel de feira? Eu tenho curiosidade, mas não tanta quanto o Bicho Curioso, hehehe... Bjs!

Giana disse...

Myrna
Eu fazia um canelone com massa de pastel e ficava bom também. Fica um pouco diferente dessa massa de lasanha seca, mas fica bom também.