terça-feira, 3 de agosto de 2010

Peixe ao forno com castanhas

Eventualmente quando tenho um tempo livre gosto de dedicar váras horas na cozinha testando comidas diferentes. Na última quinta de tardinha tive um tempo livre e muito inspirado, deu uma vontade de fazer várias coisas boas em sequencia hehehe...comecei pela Cuca de farofa e tinha visto na tv um pouco antes uma receita de salmão com castanha do pará. Lembrei que tinha filé de pargo congelado e que estava sem muita idéia de como fazê-lo. Achei um vidro de castanhas do pará na geladeira e resolvi experimentar a receita da Tv. O melhor de tudo é que essa receita é super rápida e prática de fazer e pode ser feita de véspera sem problema nenhum.

500g de filé de pargo (ou salmão)

1 xícara de castanha do pará moída (passei no liquidificador até ficar fininha)

1 copo de vinho branco seco

2 cebolas pequenas fatiadas

2 dentes de alho fatiados

sal e pimenta do reino a gosto

1 caixinha de creme de leite

Tempere o filé de peixe com o sal e a pimenta e deixe descansar por uns minutinhos. Empane o peixe na castanha moída, aperte bem para ficar bem empanado.



Vá colocando os filés empanados em um refratário untado com azeite de oliva. Se sobrar castanha moída jogue por cima dos filés empanados:


Na sequencia refogue a cebola com o alho com um pouco de manteiga. Quando estiver bem dourada despeje o vinho branco e deixe secar um pouco. Coloque as cebolas refogadas em cima do peixe, espalhe o creme de leite por cima e salpique um pouco de sal. Aí desse ponto aqui você pode cobrir com papel alumínio e levar ao forno por aproximadamente 30 minutos. Ou você pode guardar na geladeira para assar mais tarde ou mesmo no dia seguinte (eu fiz de noite e assei no almoço do dia seguinte).


Depois de uns 25 minutos de forno, retire o papel alumínio para dar uma dourada:

Aí é só retirar do forno e servir, eu servi acompanhado de um arroz 7 cereais:

A receita dá para 4 pessoas pois fica bem substanciosa. E o bicho curioso aqui ficou super curioso em variar essa receita trocando a castanha do pará por amêndoas ou nozes e o pargo por outros tipos de peixe...acho que truta com amêndoas ficariam ótimas nessa receita...me contem se alguém fizer alguma troca dessas...

3 comentários:

Anônimo disse...

Vou fazer este peixe. Está parecendo bem gostoso. Bonito ficou!!!!!!!!!!!!!!

Sonia disse...

Estou louca para fazer este peixinho ...

Unknown disse...

pro meu nível de preguiça já tá meio complicado, mas deve ficar sivino - vamos ver se testo no sábado.