segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Purê de batatas com castanha do Pará



Prometi que ia postar os acompanhamentos do carré de cordeiro com ervas frescas da horta. Já postei o Chutney de manga e agora vai o purê de batatas com castanha do pará (não me venham com a história que agora se chama castanha do Brasil).

Comi esse purê uma vez que fui num restaurante super charmoso no centro do Porto Alegre o Del Barbieri. No restaurante ele acompanhava um filezinho suíno ao molho de chocolate divino...Já tinha feito outras vezes aqui em casa e quando resolvi fazer o carré achei que seria um bom acompanhamento. A castanha dá um sabor super especial ao purê, vale a pena variar do purê de batatas tradicional.

- 4 batatas médias
- +- 20 castanhas do Pará moídas (eu processei no liquidificador mesmo depois que quebrei meu processador moendo queijo rsrsrsrs)
- sal a gosto

Descasque as batatas e cozinhe-as em água e sal. Quando estiverem bem macias, retire-as da panala com uma escumadeira e amasse-as com garfo ou com expremedor próprio para batatas (se você não tem e gosta de cozinhas vale a pena investir). NÃO JOGUE FORA A ÁGUA que cozinhou as batatas. Como a castanha já tem bastante gordura, eu dou ponto no purê acrescentando aos poucos a água do cozimento das batatas. Eu acho que fica melhor mais molinho, bem cremoso mesmo, mas se você gostar de um purê mais consistente, é só acrescentar menos água. Aí acrescente as castanhas moídas e acerte o sal.


 Está pronto para servir, fica com esses pontinhos pretos da castanha. Se você preferir um sabor mais intenso da castanha pode colocar mais, mas vá experimentando aos poucos para não ficar enjoativo. O ideal é misturar a castanha e já servir para que o sabor dela fique bem intenso.

E aqui mais uma vez a foto do carré de cordeiro com ervas frescas da horta com o purê de castanhas do pará, a farofa de manjericão, chutney de manga e geléia de limão e gengibre industrializada.  

Nenhum comentário: