

1/4 xícara de água
1/4 xícara de leite
1 colher e meia (sopa) de óleo
1/4 de xícara de açúcar
1/2 ovo ( não estou louca, é isso mesmo - você quebra o ovo, bate ligeiramente com garfo para misturar a clara e a gema e despeja só metade na receita. A outra metade usei para pincelar os cachorrinhos antes de irem para o forno)
1 colher (chá) de sal
1 sachê de fermento biológico seco
2 xícaras de farinha de trigo
1 pacote de salsicha - deve ter umas 10 salsichas
Para pincelar
a metade que sobrou do ovo
1. Em uma vasilha grande, misture o óleo, o açúcar, o ovo, o sal e o fermento biológico.
2. Adicione o leite e a água mornos.
3. Vá acrescentando, aos poucos, a farinha de trigo, amassando até que a massa comece a soltar das mãos - eu usei 2 xícaras e meia de farinha, mas isso depende do dia, do tamanho do ovo e da farinha. Mas foi bem fácil achar o ponto.
4. Cubra com um plástico e deixe crescer até dobrar de volume (deixei uma meia hora mais ou menos)- coloquei no microondas e liguei 15 segundos para dar uma aquecida, porque estava bem frio ontem à noite.
5. Sove novamente a massa (esqueci de sovar e ficou bom igual) e abra com um rolo, deixando na espessura de 0,5cm. A massa é bem boa de trabalhar, fácil de abrir e manusear.
6. Corte em tiras de 2cm de largura. (eu fiz alguns assim mas achei meio chato ir enrolando essa fita de massa, então só espichei a massa e enrolei a salsicha inteira)
7. Enrole cada salsicha com uma tira da massa, deixando as pontas de fora - eu cobri toda a salsicha em alguns e achei melhor.
8. Deixe crescer novamente até dobrar de volume - pode pular essa etapa.
9. Pincele com o ovo.
10. Leve ao forno pré-aquecido, à temperatura de 200 graus, até dourar no meu forno deu uns 25 minuto em temperatura média. A massa fica levinha e um pouco crocante, uma delícia.
Na receita original mandava fazer com salsichas baby, acho que para um evento fica mais delicado. Como ontem era só uma janta em casa, fiz com salsichas normais tipo viena que eu já tinha comprado. Como sobrou um pouco de massa, fiz uns rolinhos com queijo e um temperinho que tinha em casa, de zahtar com hortelã, ficou bem gostoso também. Mas poderia ser presunto e queijo tb. Aí vai do gosto e disponibilidade de ingredientes de cada um hehehe...
Misturar bem as claras com o açúcar, batendo ligeiramente na mão mesmo. Levar ao fogo baixo, rapidamente, quando as claras esquentarem - elas ficam bem líquidas e começa a formar uma espuminha branca nas bordas da panela, despejar na batedeira em velocidade alta. Eu usei a batedeira planetária, que é mais rápida, virou merengue firme em menos de 5 minutos. A batedeira comum chega no mesmo resultado em um pouco mais de tempo. Misture o creme de leite e reserve.
Passo 2- misture o leite condensado com o suco de limão, vai virar um creme espesso, pois o limão "talha" o leite condensado:
Passo 3- pique o abacaxi em calda
Passo 4- é só montar agora
Parta os wafer no sentido do comprimento. Disponha uma camada em um pirex retangular. Despeje metade do creme de limão por cima, depois metade do abacaxi picado e faça uma nova camada de wafer.