quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Ragú ou tatu vienense ou qualquer coisa parecida...

A Dani minha amiga me pediu uma receita de molho de carne que desse para desfiar a carne. Aí me dei conta que ainda não tinha postado aqui. Eu acho essa receita super simples e fica bem saborosa, minha mãe fazia seguido lá em casa, mas eu para variar mexi na receita dela outra vez. Bom, vou explicar a receita e colocando as variações pelo meio.


Ingredientes

1kg de tatu (lagarto) - a mãe só fazia com lagarto - ou agulha ou músculo (que eu prefiro se for fazer desfiado)
1 lata de molho de tomate pronto
a mesma medida de água
a mesma medida de vinho tinto seco
1 cebola grande picada
1 sachê de caldo de carne ou de bacon (ou pode ser um pedacinho de bacon picadinho)
pimenta
1 colher de sopa de manteiga
Spaguetti ou fetuccini
queijo ralado para polvilhar



Essa receita deve ser feita na panela de pressão. Derreta a manteiga. Doure rapidamente a carne. Coloque então o molho de tomate, a água, o vinho, a cebola e o caldo de carne/bacon. Feche a panela de pressão e ferva por mais ou menos 1h e meia se a idéia foi desfiar bem. A minha mãe prefere fazer com a peça do tatu inteiro e depois fatiá-lo e servir com o molho, que também fica bom - mas aí em 1h já fica no ponto. Mas aqui como a idéia é fazer a carne desfiada vai 1h e meia mesmo. Então você tira a panela do fogo, tira a pressão e dá uma desfiada na carne, que vai estar inteirinha, mas bem macia para ser desfiada. Misture a carne desfiada no molho novamente. Se o molho estiver ainda muito líquido, pode-se acrescentar uma colher de sopa de farinha dissolvida em um pouco de água fria, mas normalmente isso não é necessário. Acerte o sal, se for necessário.
Bom, aqui tem mais uma variação: você pode cozinhar a massa separadamente e misturar o molho, que é como eu fiz hoje. Mas às vezes eu coloco a massa para ir cozinhando no molho, que fica mais saboroso ainda, mas precisa de uma pouco mais de atenção para não deixar o molho muito aguado ou para evitar que a massa grude no fundo sem cozinhar o suficiente. Qualquer dos jeitos vai ficar bom igual. Polvilhe um queijinho ralado e bom apetite!

Nenhum comentário: