terça-feira, 13 de julho de 2010

Rolinhos de berinjela

Eu tinha uma berinjela na geladeira que precisava usar, mas estava cansada das minhas receitas tradicionais. Aí lembrei de um petisco com berinjela que comi em alguma festa e resolvi fazer parecido. É bem simples, só dá um pouco de trabalho grelhar a berinjela.

- 1 berinjela fatiada bem fininha no sentido do comprimento
- tomates secos (eu compro o tomate desidratado e deixo de molho na água quente por uns 30 min, mas nada impede usar o tomate seco conservado em óleo)
- queijo picados em toletinhos - pode ser uma ricota ou algum queijo que derreta, eu usei um queijo de iogurte
- pitadinha de sal
- manjericão e azeite de oliva (opcional)

Fatie a berinjela usando um fatiador fino, no sentido do comprimento. Deixe de molho em um pouco de água e sal para ela não escurecer. Unte uma frigideira bem anti-aderente e grelhe rapidamente a berinjela- é bem rápido mesmo, cuidado para não queimar. Aí é só enrolar a fatia de berinjela com um pedaço de queijo e tomate seco. Eu salpiquei sal, manjericão e orégano por cima, daria para colocar um fiozinho de azeite de oliva também.
Para quem não gosta de tomate seco, dá para deixar sem ou colocar azeitona sem caroço. Também é possível substituir a berinjela por abobrinha italiana.
Aí a receita fica multi-uso:
- ou você pode espetar um palito no rolinho para comer como aperitivo ( e aí pode até fazer de véspera e deixar na geladeira pronto com um pouco de azeite de oliva entre as camadas dos rolinhos)
- ou você pode colocar no forno para derreter o queijo e comer quentinho...

3 comentários:

martina disse...

sabe que eu compro sempre uma conserva pronta. e cada vez que eu compro, eu acho caro e penso que devia fazer em casa... esse teu post foi um bom incentivo pra botar as mãos na massa.

Melissa disse...

será que dá pra fazer em conserva? aquela conserva da Martina é muito boa.
Eu já fiz assim só que com abobrinha, vou na berinjela na próxima...
bjs

Giana disse...

Olha, eu acho que se cobrir os rolinhso de azeite deve durar um bom tmepo na geladeira. Eu fiz uma conserva de berinjela com metade de beringela, vou postar para vocês. E tenho uma outra receita tri boa tb.E ambas dão certo com abobrinha tb.