terça-feira, 9 de abril de 2013

Smoothies - antes que o calor acabe

Gente, jurava que já tinha postado essa receita...a Ana Paula me deu essa receita no início do verão que a nutri dela havia sugerido como uma alternativa para os sorvetinhos cheios de gordura que fazem tanto sucesso no calor.

Eu fiz tantas vezes que fui inventando vários sabores para a receita que a Ana me passou. E de sorvete eu fiz smothies, mais ralinhos que o sorvete e mais fáceis de bater no liquidificador...

Tb gostei da receita porque a base é banana congelada, então me ajudou inclusive a não deixar as bananas estragarem aqui em casa, ainda mais no verão que as frutas se deterioram rapidinho. Elas começam a ficar muito maduras e eu já pico e levo para congelar. A Débora, minha cunhada, já tinha me dado essa dica pois ela ganhava muita banana de uma amiga que tinha uma linda bananeira, mas ela me sugeriu para fazer batida/ vitamina de banana com leite.

Mas vamos à  receita original primeiro:

- 5 morangos
- 1 banana congelada (picada em rodelas antes de congelar ou não vai ter liquidificador que dê conta)
- um pouquinho de água para ajudar a bater.
- adoçante ou açúcar a gosto

Bata tudo no liquidificador. Se quiser que fique mais para sorvete use pouquinha água na função pulsar. Eu preferi colocar um pouco mais de água e deixar no ponto de smoothie, um suco mais denso e geladinho. Aí é só servir numa taça ou copo legal (esqueci de tirar foto :P)

Olha que engana bem quando a vontade de comer um doce geladinho aperta.

Bom, aí comecei a fazer minhas variações:

- eu achei que o liquidificador sofreu para bater, então passei a bater uma banana congelada e uma madura. Aí nesse caso coloquei água e canela em pó e ficou um smothie só de banana e canela (esqueci de tirar foto :S).

- em outro dia eu tinha ameixas vermelhas frescas  (eu amo essas que tem a polpa bem vermelha). Bati uma banana congelada com uma ameixa em pedaços e um pouco de adoçante, a cor ficou algo:
 - ainda querendo variar em outro dia bati uma banana congelada com 5 damascos secos e meio copo de água e um pouquinho de adoçante, ficou um sabor bem interessante tb:

Nenhum comentário: