sábado, 1 de agosto de 2009

Mousse de chocolate sem gemas

Eu amo chocolate, mas mousse de chocolate é algo que eu ainda não tinha uma receita que realmente tivesse me agradado até hoje. Mas ontem, lendo o caderno gastronomia da Zh, encontrei uma receita interessante. Achei bárbaro não levar gemas, pois não fica tão pesado e não tem problemas com a tal da salmonella, porque mesmo as claras não são cruas.

1 tablete de chocolate meio amargo
1 caixinha de creme de leite
1 colher de sopa bem cheia de chocolate em pó
3 claras
6-8 colheres de sopa de açúcar cristal

Essa receita é feita com o que chamam merengue suíço, que é feito com as claras um pouco cozidas. A gente jura que não vai dar certo, mas fica um merengue bem consistente. Para fazê-lo então: Misturar bem as claras com o açúcar, batendo ligeiramente na mão mesmo. Levar ao fogo baixo, rapidamente, quando as claras esquentarem - elas ficam bem líquidas e começa a formar uma espuminha branca nas bordas da panela, despejar na batedeira em velocidade alta. Eu usei a batedeira planetária, que é mais rápida, virou merengue firme em menos de 5 minutos. A batedeira comum chega no mesmo resultado em um pouco mais de tempo.
Enquanto a batedeira ia fazendo o merengue, quebrei o chocolate em pedaços grandes e derreti no microondas por 2 minutos em tempertura média. Como hoje estava muito frio, precisei repetir o tempo para o chocolate derreter. Mexi bem o chocolate e misturei o creme de leite e o chocolate em pó até ficar bem homogêneo. Precisei colocar mais um minutinho no microondas depois de bem misturado porque começou a endurecer. Na sequência misturei o creme de chocolate com o merengue e ficou pronta a mousse de chocolate. Agora é só gelar e se deliciar!!!!!






5 comentários:

Melissa disse...

Eu sempre coloco as gemas, mas deve ficar bem bom assim tb. Vou provar...

Giana disse...

É Meli, eu achei bem mais leve assim, eu só vou fazer com menos açúcar da próxia vez. bjs

Unknown disse...

eu provei e amei. uma delícia

Anônimo disse...

Poxa! Bati as claras conforme o descrito e não ficaram consistentes! Perdi 3 claras!! No fim peguei a mistura do chocolate com o creme de leite e misturei com o chantilly!!

Giana disse...

Puxa, que pena, talvez tenhas cozinhado demais as claras de repente...