quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Massa com trufas negras e espumante

Comprei um livro de receitas da editora Abril sobre culinária italiana (o mesmo que tinha a receita da massa com cacau) e achei essa receita. Tinha um último vidrinho de trufas negras que havia trazido da Espanha (voltei com 14 vidrinhos na mala 2 anos atrás, imagina se resolvessem inspecionar minha mala o que eu ia dizer, mas o bicho curioso não podia deixar de trazer, ???) e resolvi experimentar essa receita. Para quem não conhece trufas, aqui vai um link explicativo.


- 300g de talharim de grão duro

- 50g de manteiga

- uma cebola picada bem miudinho

- um vidrinho de trufas negras (no meu tinha 3 trufas)

- 1 taça de espumante brut

- 50 g de parmesão

- 1 copo de caldo de carne ou legumes (eu tinha feito esses dias um caldo de carne com algumas aparas e congelado sem sal. Se for usar de tablete ou sachê, use manteiga sem sal e cuidado ao misturar o parmesão)


Ferva a água e cozinhe o talharim normalmente. Escorra e reserve.

Pique as trufas em lascas finas. Coloque a manteiga na panela, frite a cebola e junte 2/3 das trufas. Quando a cebola dourar, junte o espumante. Deixe evaporar um pouco e misture o caldo. Deixe ferver um pouco, misture o talharim e jogue um punhado de queijo parmesão para engrossar um pouco. Sirva em uma travessa, salpique o parmesão, pimenta moída na hora e o restante das trufas...acompanhe com uma boa taça de espumante brut e um filezinho, para os mais carnívoros.

2 comentários:

martina disse...

mas que chique que anda esse bicho curioso!
:P

Giana disse...

E por que não??? rsrsrs