sexta-feira, 12 de junho de 2009

Risoto de pinhão

Seguindo nas comidinhas de inverno, cheguei na minha mãe e tinha uns pinhões cozidos. Como fazia dias que eu queria comer risoto de pinhão, aproveitei.
Esse risoto meus pais e minha irmã comeram em Campos do Jordão e quando me contaram, fomos testando até chegar nessa receita aqui.

Risoto de pinhão


- 1 xícara de arroz para risoto http://http//bichocurioso.blogspot.com/2009/05/arroz-para-risoto.html

- 1 cebola picadinha

- 1 tomate italiano não muito grande picado

- 1 xícara de vinho branco seco

- queijo parmesão ralado

- tempero verde picadinho (opcional na finalização)
- uns 2L de água - eu uso a água que cozinhei o pinhão, fica bem melhor e com mais gostinho do pinhão, só é melhor cozinhar o pinhão com pouco sal. Ontem não tinha tanta água no cozimento dos pinhões, aí usei toda água do cozimento e mais uma chaleira de água quente
- 12 pinhões descascados e cortados em lascas - é meio chatinho cortar em lascas, mas eu fiz uma vez cortando em rodelas e não ficou legal, vale a pena o sacrifício




O preparo é muito simples. Refoguei a cebola com um pouquinho de manteiga. Quando estava bem dourada, acrescentei o arroz até ficar bem branquinho. Despejei o vinho e deixei secar um pouco. Aí fui acrescentando a água do cozimento do pinhão (e depois que acabou a água quente)aos poucos e mexendo de vez em quando. Quando o arroz estava na metade do cozimento juntei o tomate picadinho. Quando o arroz estava quase al dente juntei os pinhões para cozinhar mais um pouquinho.

Em geral quando desligo a panela eu coloco um punhadinho de queijo ralado, mas dessa vez não fiz isso porque a água do pinhão já estava bem salgada e o queijo ia deixar tudo salgado demais. Mas ficou uma delícia, modéstia à parte. Minha mãe ainda colocou um temperinho verde picadinho em cima do prato dela, eu prefiro só assim, no máximo com uma pimenta do reino moída na hora.

Nós éramos 3 pessoas para comer e sobrou um pouquinho. Para quem gosta essa receita pode ser acompanhada de um filé, mas ontem só comemos com mais uma saladinha mesmo.

5 comentários:

Sabrina disse...

essa receita é muito chic! adaptada para melhor da Campos do Jordão! hehehe...
vou fazer tb essa semana. já até comprei os pinhões

Giana disse...

Tu sabia que se pode congelar pinhões, desde que já cozidos e descascados? A Débora, minha cunhada, me disse que faz isso, assim ela sempre tem pinhões protos para uso em casa.

martina disse...

dessa eu posso falar porque já comi. fica uma delícia mesmo!!!

Giana disse...

Obrigada Martina!!!!!

Sonia disse...

Querida!
Teu risoto ficou mais saboroso que o de Campos do Jordão. Ficou deveras delicioso!!!!!!!!!!