segunda-feira, 15 de junho de 2009

Sopa de beterraba

Essa receita quem me deu foi a Laura, minha amigona. Ela fazia direto quando morava aqui em Porto Alegre e eu seguido ia lá na casa dela comer essa sopinha. Esse final de semana fui visitá-la e ela estava dando essa sopinha para as bebês gêmeas dela, a Manuela e a Valentina. Acho que elas também gostaram, pelo lambuzo que fizeram enquanto rasparam o prato.

A receita é muito simples, mas fica muito saborosa:


Colocar quantidades iguais de batata e de beterraba (Eu fiz uma batata e uma beterraba média, tudo com casca, semana passada e rendeu três pratos bem generosos). O ideal é cozinhar em um caldo de galinha, feito natural, com galinha, água e temperinhos. Como eu não tinha caldo pronto e não dava tempo de fazer, usei um sachê de caldo de legumes e 1/2 litro de água. Depois que a batata e a beterraba estavam macios eu bati no mixer, ficou bem cremoso. Na verdade, eu gosto bem grossinho, então depois de batido eu deixei ferver até dar uma encorpada - só cuidem para não deixar transbordar que nem eu.
Na hora de servir, eu moí uma pimenta do reino e coloquei um polenguinho light picadinho - são os pontinhos brancos na sopa. Na receita original ia umas colheiradas de creme de leite sem soro, mas com polenguinho ficou bem gostoso.

Na verdade essa é uma receita típica polonesa, o borsh. Há várias outras maneiras de fazer, mas eu gosto muito desse jeito aqui.

2 comentários:

martina disse...

bah. eu tenho todos os ingredientes, com exceção do polenguinho. e pra ressaca de hoje me parece perfeito. vou fazer já.

Giana disse...

Martina, no lugar do polenghinho originalmente vai sour cream. Na falat vai creme de leite ou requeijão ou polenghinho...vai ficar bom igual