sexta-feira, 12 de junho de 2009

Tiramissú

Hoje depois de muito abandono ao blog, consegui um tempinho para atualizá-lo. Essa receita de tiramissú é maravilhosa. Eu particularmente não curto doces com café, mas essa receita é imperdível. Fora que tem carinho de receita de mãe.

Embora na receita original vá mascarpone, que é um queijo italiano caríssimos para nós e inacessível dependendo do lugar onde a pessoa more, a substituição dele por sorvete de creme e requeijão deixa a receita mais leve do que a tradicional com mascarpone. Eu, pelo meos, prefiro essa receita "fake " hehehe...


TIRAMISSU da mãe

Ingredientes:

1/2 pacote de bolacha champanha
1 copo de requeijão
2 copos de sorvete de creme (de boa qualidade, isso faz TODA a diferença nessa receita)
3 colheres sopa de açúcar
1/2 xíc. de café passado
3 colheres sopa de licor contreau
1 sachê de gelatina em pó sem sabor
2 colheres de sopa de chocolate em pó.

Forrar um refratário com bolacha champanha e umedecer por cima com o café e 1 colher sopa do licor.
Colocar na batedeira o requeijão, o sorvete de creme e o restante do licor (2 colheres) e bater bem. Dissolver a gelatina em 2 colheres de sopa de água fria e depois aquecer sem fervura até dissolvé-la. Acrescentar ao creme acima mexendo sem bater. Despejar sobre as bolachas e polvilhar com o chocolate peneirado. Levar a geladeira.

Bom apetite!

3 comentários:

Unknown disse...

bah, Gi, isso é covardia. Tiramissú tá na lista dos meus doces irrestiveis, na mesma categoria do sorvete de Zambayon e quase tão díficil de achar quanto!

Giana disse...

Olha Lú, achar um tiramissú dando sopa é fácil, agora bom que nem esse eu duvido...podemos pedir para a mãe fazer de novo no próximo findi...

Sonia disse...

Queridas Lu e Giana!
Farei esta receita quantas vezes voces quiserem ....